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Qualquer estabelecimento comercial deve achar maneiras de atrair clientes e conseguir fidelizá-los para se tornar bem-sucedido. O mesmo ocorre com clínicas e consultórios médicos. No entanto, eles buscam trazer pacientes e, para isso, é necessário conhecer esse público-alvo e suas necessidades. O desafio é alcançar o maior número de possíveis pacientes e cativá-los a partir de uma ótima experiência de atendimento.

 Se interessou pelo assunto? Continue lendo e conheça 5 dicas de como atrair mais pacientes.

  1. Avalie seu consultório

Avaliar seu negócio é o primeiro passo para identificar as metas do consultório e reconhecer o tipo de público que se pretende atender. É importante compreender que não se pode querer atingir todos os tipos de público apenas para manter a alta rotatividade de pacientes. A grande demanda pode causar queda na qualidade do serviço e ao invés de reter esses pacientes, você os afasta. O ideal é segmentar esse público e pensar em maneiras de cativá-los e engajá-los.

  1. Conheça suas necessidades

Ao definir o público que sua clínica pretende atender, você irá entender suas necessidades. Essas informações serão valiosas para o sucesso do seu estabelecimento já que com elas ficará mais fácil fazer mudanças na gestão da clínica e adaptá-las às expectativas de seus pacientes. Saber quais situações mais despertam o interesse de seu público, em que dias e quais horários, é essencial para saber se a clínica ou consultório  conseguirá suprir as necessidades.

  1. Mantenha um preço adequado

O valor cobrado pelos serviços prestados deve ser justo e estar de acordo com a bolso dos pacientes. Quanto maior a quantidade de serviços, maior a qualidade dos atendimentos e dos espaços físicos do consultório, maior poderá ser o valor desde que já se saiba o quanto o consumidor poderá pagar por eles naquela localização. A regra é ser condizente com a realidade do paciente, responsável e sincero.

Vale lembrar que há outras estratégias de atração de pacientes como o atendimento por meio dos planos de saúde. Mas deve-se pesquisar os prós e contras dessa ferramenta.

  1. Invista nas boas experiências

É notório que quanto mais à vontade nos sentimos em um lugar, maior é o desejo de voltarmos nele. Quando a clínica está bem organizada, limpa, sem demora nos atendimentos e com funcionários receptivos, a avaliação do local fica melhor, já que a experiência obtida foi satisfatória. A forma como o paciente é atendido é de extrema importância para fazê-lo retornar para outro atendimento.

Além do mais, manter uma relação fora do ambiente da clínica contribui para manter os pacientes. Ter um canal de comunicação aberto e sem furos (como WhastApp e redes sociais), assim como utilizar os meios eletrônicos (e-mail, SMS) para contatá-los são boas dicas de manutenção de público. 

  1. Aposte em ferramentas digitais

A Tecnologia já é indispensável na área da saúde, não só nos aparelhos modernos, mas também na forma de se comunicar com os pacientes. Dessa forma, é possível utilizar as plataformas digitais para chamar atenção do seu público e falar com ele.

Os softwares para gestão de clínicas conseguem, além de gerir todos os processos da clínica, como agendas e controle financeiro, enviar SMS para confirmação de consultas.

Ainda é possível criar blogs, páginas em redes sociais e aplicativos de troca de mensagem como forma de divulgar sua clínica e conseguir se manter no mercado.


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