fbpx

Os planos de saúde fazem falta na sua rotina clínica? Os pacientes pedem essa modalidade de atendimento? Se a resposta for “sim”, o Conclínica te ajuda! Vamos explicar como credenciar seu consultório médico aos planos de saúde e aumentar o número de consultas.

Ficou interessado? Continue com a gente.

Por que me credenciar aos planos de saúde?

De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mais de 47 milhões de brasileiros possuem planos de assistência médica no território nacional. Além disso, entre agosto de 2018 e agosto de 2019, houve grande crescimento de beneficiários em 15 estados. Isso mostra a importância dos planos de saúde para atração de novos pacientes.

O credenciamento a planos de saúde é um diferencial. Muitos médicos recém-formados, com pequenos consultórios e falta de fidelidade dos pacientes, optam por esse modelo de atendimento para obter mais pacientes e aumentar o faturamento.

Como me credenciar aos planos de saúde?

Para incluir pessoa física ou jurídica como prestadora de serviços de saúde na lista da rede credenciada para atendimento dos pacientes que as utilizam, basta contatar o plano e seguir as instruções de preenchimento de fichas, carta de solicitação e seleção de documentos legais.

Veja alguns documentos para o credenciamento:

Pessoas físicas:

Pessoas jurídicas:

  • Contrato social;
  • Última ata de reunião;
  • Cartão do CNPJ, CNES;
  • Inscrição do CCM;
  • Comprovante do último pagamento do ISS.

Esses são alguns documentos pedidos, podendo entrar outros na lista. O importante é ficar atento à atualização dos documentos.

Como funciona o credenciamento?

Explicamos algumas dúvidas sobre funcionamento:

  • Limite de credenciamento

Como estabelecido pela Medida Provisória nº2. 177-44/01, médico ou clínica podem fazer parte de várias redes credenciadas, ficando clara a proibição quanto à imposição de contrato de exclusividade pelas operadoras de planos.

  • Renovação

A renovação é feita no fim do contrato com a operadora ou quando a atividade, a razão social ou o Cadastro de Contribuintes Mobiliários do consultório sofre alteração.

  • SUS

Para atender pacientes do SUS, o credenciamento é por edital público com duração de dois anos, podendo ser renovado. É necessário ofertar pelo menos 30 consultas (ou exames) mensalmente, exceto nas férias.

Prós e Contras

A realização do credenciamento com convênio tem prós e contras. Alguns prós se baseiam no aumento no volume de pacientes, no crescimento da reputação e consequentemente, no faturamento. Já os contras permeiam no baixo valor da consulta, nas glosas, na falta de atendimento personalizado e no aumento da carga de trabalho.

Deve-se refletir se o credenciamento é uma boa opção. Se não for, o Conclínica também tem dicas: Como atrair pacientes sem convênio.

O médico precisa ficar atento na hora de escolher as operadoras para se credenciar, olhando a mais bem avaliada e sem irregularidades legais.

Conheça as funções do Conclínica. Reúna todas as ferramentas num só lugar e amplie seus atendimentos. Experimente grátis os benefícios.

 

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *