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Assim como em qualquer instituição, a análise de desempenho dos serviços prestados na sua clínica é essencial para alcançar o sucesso pretendido. Mensurar a performance do estabelecimento por meio de métricas, desde o atendimento dado aos pacientes até o faturamento, é uma forma de se manter atento sobre o comportamento do público e dos procedimentos internos da clínica.

Para garantir a satisfação dos pacientes e delinear futuros objetivos do local, as métricas podem ser usadas como forma de obter informações sobre o real funcionamento dos processos clínicos e, consequentemente, auxiliar na correção dos erros encontrados.

Os Indicadores de desempenho de processos, KPI (do inglês: Key Performance Indicator), são métricas concentradas em avaliar como a atividade é feita e se a mesma está alcançando o objetivo proposto.

Várias são as métricas usadas para analisar a gestão de uma clínica. Abaixo listamos algumas e suas respectivas relevâncias.

Satisfação dos pacientes

Conhecer bem o seu paciente e, com essas informações, medir o nível de satisfação dele é um grande passo para o sucesso. Essa análise de satisfação do atendimento médico, do local ou da comunicação pode ser feita após um consulta, por exemplo. Questionários/pesquisas disponíveis na recepção, enviados por e-mail ou SMS e ligações são algumas das formas de obter dados que ajudarão a melhorar o serviço.

Consultas realizadas

Essa métrica, além de te informar se a quantidade de consultas é regular, ela te transmite as variações no número de atendimentos em dadas épocas do ano ou meses. Isso ajuda nos planejamentos financeiros e gerenciais futuros.

Ter um software de gestão online facilita a contagem e a avaliação de consultas, pois neles ficam armazenados todos os dados de atendimento.

Tempo de espera

O tempo que o paciente espera para ser atendido é um dos quesitos que ele utiliza para qualificar a clínica visitada. Verificar e acompanhar a rotatividade da sala de espera é uma métrica simples de avaliar e, por muitas vezes, ela irá justificar algumas outras métricas como a própria satisfação do paciente, números de cancelamentos e pacientes novos.

Número de pacientes novos

A métrica em questão é de extrema importância. Ela poderá apontar o nível de sucesso ou de fracasso da clínica. Obter novos pacientes em determinado intervalo de tempo demonstra que certa melhoria ou mudança realizada surtiu efeito. Com essa informação, o gestor consegue avaliar se houve crescimento e se o mesmo foi ideal ou não.

Além dessas métricas, os sistemas de gestão simplificam a coleta de dados para observação de desempenho. O Conclínica oferece ferramentas gerenciais que colaboram para melhoria da administração da sua clínica. Conheça esses recursos clicando aqui.


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