fbpx
Você já ouviu falar sobre o Padrão TISS? Se não, essa é a hora! Neste artigo, nós vamos contar tudo o que você precisa saber sobre ele e sobre o Faturamento TISS, um recurso fundamental para o funcionamento e controle das rotinas clínicas.


Continue lendo o post e tire suas dúvidas!


A sigla TISS, Troca de Informações em Saúde Suplementar, apesar de estar presente na área médica, por vezes, é uma incógnita nas clínicas. Nesses locais, poucos profissionais entendem o que ele representa para a gestão de dados dos pacientes e, por isso, alguns estabelecimentos falham na agilidade dos atendimentos e prejudicam o andamento das operações.

O Padrão TISS é um padrão obrigatório, que tem o objetivo de uniformizar a troca de dados administrativos, técnicos e financeiros de maneira eletrônica, a respeito dos procedimentos e despesas dos pacientes entre as operadoras de plano de saúde particular (Saúde Suplementar), prestadores de serviço (Clínicas) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão idealizador. O modelo padroniza os sistemas eletrônicos de saúde e torna a comunicação entre os sistemas mais transparente e segura.

O padrão é aplicado nos processos de autorização de exames, desde o pedido até o lançamento do relatório no sistema, pelo arquivo XML (linguagem digital normatizada pelo padrão TISS) com o faturamento dos serviços.


Mas o que é Faturamento TISS?

Simples! Faturamento TISS é o modo de faturamento baseado no padrão TISS, normalmente feito por um software de gestão que realiza todo o processo de autorização online com confiança e total segurança de dados.
Por que usar o Faturamento TISS?

Além de garantir o sigilo de dados dos usuários e a confidencialidade, ele segue a legislação vigente, evitando imprevistos e constrangimentos, como falhas na identificação ou falsidade ideológica. Ainda podemos citar como benefícios:

  • Privacidade e segurança dos dados;
  • Padrão na comunicação entre a Saúde Suplementar e o sistema de faturamento clínico;
  • Geração de lotese envio do XML para os convênios
  • Facilitação das rotinas;
  • Agilidade nas burocracias clínicas;
  • Impressão das guias TISS preenchidas;
  • Otimização do tempo.

Alguns softwares oferecem recursos configuráveis de acordo com o que é exigido pelo convênio, conseguindo obter as guias do padrão TISS sem preocupações, além de apresentar outras funções que podem aperfeiçoar a administração do seu consultório, como o Prontuário Eletrônico do software de gestão Conclínica, que guarda todas as informações clínicas dos pacientes.

Agora que você já entendeu tudo sobre Faturamento TISS, conheça o Conclínica, um sistema web que garante a segurança de dados dos seus pacientes e simplifica seus atendimentos. Veja na prática a funcionalidade do recurso em nosso site.

 

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *