Você sabia que com a ajuda da tecnologia é possível aprimorar ainda mais a relação médico-paciente da sua clínica? Mais do que encontrar profissionais de saúde competentes e equipamentos de última geração, as pessoas também esperam bom atendimento desde a marcação ao pós-consulta.

E para isso, um bom software online específico para clínicas consegue ajudar bastante. Confira algumas dicas para fazer a automação melhorar a experiência dos pacientes na sua clínica ou consultório desde o primeiro contato:

 1. Ofereça agendamento online

Limitar a marcação de consulta para apenas as horas que a clínica está aberta não é o melhor para os pacientes. Isso porque muitos deles trabalham no horário comercial e muitas vezes não conseguem entrar em contato durante esse período e acabam não marcando consulta ou exame por causa disso.

Sem contar que a popularização da internet mudou o comportamento da maioria das pessoas. Hoje em dia quase ninguém tem mais o hábito de realizar ligações. Por esse motivo oferecer também a opção de agendar consultas online é fundamental para manter seus pacientes realizando tratamentos, fazendo exames e comparecendo as consultas periodicamente. Já que sua clínica fica disponível para marcação 24 horas.

2. Envie SMS para evitar o esquecimento de consultas 

Já parou para pensar quantos compromissos as pessoas têm no dia a dia? Muitas vezes para conseguir marcar médico ou fazer exame, é preciso entrar em contato meses antes. E por mais que elas anotem, podem acabar perdendo a consulta por puro esquecimento.

Para evitar que isso aconteça, a dica é tão simples quanto funcional. Basta fazer o envio de mensagem de texto automaticamente para os pacientes assim que eles concluírem a marcação de consulta. E nesse ponto, um software de gestão para clínicas ajuda bastante.

O Conclínica, por exemplo, permite que seu consultório ou clínica envie SMS automaticamente para os pacientes como lembretes de marcação de consulta. O que reduz consideravelmente a quantidade de faltas das pessoas e tempo ocioso da equipe médica.

Além disso, após a consulta, o paciente ainda recebe no celular por mensagem de texto a receita médica. Dessa forma ele ficará com o receituário disponível o tempo todo para comprar remédios sempre que precisar.

3. Sala de espera confortável e equipamentos de primeira

Aguardar atendimento é algo incômodo para a maioria das pessoas. E quando elas ficam muito tempo na expectativa de entrar no consultório, podem acabar expressando toda sua insatisfação com o profissional de saúde.

O que pode comprometer a relação médico-paciente porque a pessoa pode achar que o atraso foi do doutor ou que ele deu mais atenção às pessoas atendidas nas consultas anteriores. E por aí vai…

Por esse motivo além de investir em atendimento clínico de qualidade mais ágil, é necessário também proporcionar salas de espera confortáveis assim como toda as outras instalações da sua clínica.

Ar-condicionado, boa iluminação, revistas e televisão são o básico. Mas, você pode ir além, disponibilizando a senha do wi-fi para pacientes e acompanhantes, colocar mais tomadas para carregadores de celular e notebook, ter máquinas de café e snacks, entre outras medidas que podem deixar as pessoas entretidas e mais satisfeitas com a clínica caso o atendimento demore um pouco para ser realizado.

Além disso, é necessário também ter equipamentos com tecnologia de ponta para oferecer diagnósticos precisos e acompanhamentos adequados dos quadros clínicas.

4. Invista em melhor relação médico-paciente

Mais do que prescrever remédios e solicitar exames, o doutor precisa lembrar ao paciente, por meio de ações, que ele está ali para cuidar da saúde dele. Não como alguém frio e distante que só está preocupado com diagnósticos e taxas de exames de sangue.

Mas, como um especialista que realmente quer que seus pacientes consigam levar o tratamento adiante dando a atenção que eles merecem para isso.

5. Humanize o atendimento com a ajuda da tecnologia

Pode parecer algo contraditório, mas as inovações tecnológicas estão possibilitando que clínicas ofereçam atendimento mais humanizado aos pacientes. Isso ocorre porque os profissionais ficam livres de realizar trabalhos repetitivos e têm mais tempo para entender melhor os problemas dos pacientes.

Por exemplo: o médico consegue preencher o receituário online rapidamente e ainda conta com uma vasta biblioteca de medicamentos online. O que, além de evitar erros na hora da prescrição, ainda permite que o paciente fique sabendo em quais farmácias perto da clínica é possível comprar mais barato o remédio.

Ou seja, soluções como o Conclínica permitem que o atendimento seja diferenciado e muito mais humano porque usam a tecnologia não apenas para automatizar e acelerar processos, mas também para oferecer qualidade e praticidade aos pacientes.

6. Disponibilize um sistema de Multi Agenda para evitar atrasos da equipe médica 

Médicos que chegam depois do horário e atrapalham todo o fluxo de consultas é algo que deixou de ser recorrente em muitas clínicas e consultórios. Assim como os casos em que o profissional está disponível para atender o paciente na hora marcada, mas ele falta a consulta(no show) .

Isso porque com a ajuda da tecnologia, é possível usar recursos simples que facilitam a vida dos profissionais de saúde  como, por exemplo, a funcionalidade Multi Agenda  do Conclínica que reúne online todas as marcações  de consulta e os atualiza em tempo real.

Dessa forma se o paciente desmarcar por algum motivo, o médico fica sabendo na hora pelo sistema e pode direcionar esse tempo livre para alguma atividade mais produtiva. O que evita que ele se desloque de uma clínica para outra desnecessariamente. E ainda reduz tempos ociosos desnecessários no dia a dia.

Conclusão

Para melhorar o relacionamento da sua clínica com os pacientes, é necessário que gestores, recepcionistas e médicos desenvolvam empatia. 

Ou seja, toda a equipe precisa se colocar no lugar dos outros porque mais do clientes, são pessoas que estão passando por problemas de saúde e buscam uma clínica ou consultório com profissionais qualificados para cuidar delas nesse momento tão delicado.

Seja indicando tratamentos adequados, prescrevendo remédios ou até mesmo com uma simples cordialidade na recepção.

Mas, para isso ocorrer na prática nas clínicas,  é indispensável que os administradores ofereçam treinamentos e ferramentas adequadas para agilizar atendimentos e processos e até mesmo que permitam personalizar ao máximo a consulta. 

E nesses quesitos, o Conclínica é uma ótima opção porque ajuda tanto no nível gerencial quanto no operacional. E sem precisar fazer tarefas repetitivas desnecessariamente, os médicos e recepcionistas conseguem focar no que realmente importa: os cuidados com os pacientes.  

Sua clínica já investe em melhor relação profissionais-pacientes? Qual as maiores dificuldades que você encontra atualmente em relação a isso? Compartilhe com a gente nos comentários! 

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