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A inadimplência é um assunto complexo e delicado de lidar quando se tem um empreendimento. Nos consultório médicos, os profissionais da área têm dificuldade de tratar desse assunto por respeito à saúde dos pacientes e por todo mal estar que ele envolve.

Se manter um consultório médico bem estruturado financeiramente não é uma tarefa fácil, imagina com pacientes inadimplentes? Difícil, não é mesmo?  Com o intuito de te ajudar a lidar com essa situação, vamos compartilhar agora algumas alternativas de como você pode resolvê-la e evitar que ocorra.

Atualização de cadastro

O primeiro passo para evitar a inadimplência no seu consultório é ter um controle sobre os cadastros de pacientes. Essa base de dados te manterá informado sobre o perfil do paciente e sobre as formas de contato com ele, pois, se houver a inadimplência, você terá como contatá-lo por telefone ou e-mail, além de ter referências registradas, caso ele negue o ocorrido.

Essa atualização é essencial, porque depois de algum tempo os pacientes podem mudar de endereço ou telefone e, assim, ficaria difícil encontrá-los para cobrança.

Formas de pagamento

Escolher formas de pagamentos seguras também ajuda a evitar a inadimplência. Quando se opta pelo uso do cartão de crédito, por exemplo, o problema do não pagamento é transferido para a instituição financeira correspondente. Assim, você acaba não tendo que lidar com essa situação delicada e seu fluxo no caixa fica mais seguro e garantido. Apesar de apresentar algumas taxas, ainda é mais vantajoso do que correr riscos no caixa.

Procure saber as formas de pagamentos ideais para você e seu paciente, assim, ambos podem sair beneficiados.

Invista em avisos de pagamento

Por vezes, as pessoas deixam de realizar o pagamento de suas obrigações por esquecimento. Esse é um problema recorrente, não só nas clínicas, mas em outras instituições também! Por isso, uma forma de fazer com que os pacientes lembrem-se do pagamento é enviar lembretes a eles.

Os lembretes são uma ótima maneira de manter o paciente informado sobre os prazos e nutrir uma comunicação com ele, de forma que o seu consultório esteja presente e seja bem visto por conservar um diálogo franco.

Há softwares de gestão de clinicas que mandam essas mensagens automaticamente e garantem a segurança dos dados. 

Relacionamento com o cliente

Um fator importante na hora de resolver essa situação com o paciente inadimplente é o nível de relacionamento que se tem com ele. Quando há uma comunicação sem ruídos e com total confiança, fica mais fácil tratar sobre formas de pagamento e negociação da dívida.

Dessa maneira, é ideal que se tenha uma comunicação ativa com o paciente, antes, durante e após o atendimento médico, com grande eficiência e dedicação às necessidades dele.

Portanto, fica claro que do jeito correto e com o máximo de paciência e respeito, o assunto “inadimplência” fica mais leve de ser resolvido.

Saiba mais sobre o Conclínica e como ele pode auxiliar com o cadastro dos pacientes e a atualização de dados.

 

 


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