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A correria da rotina médica pode prejudicar o contato entre médico e paciente. Muitas vezes, ambos saem de consultas frustrados por não receber ou oferecer o melhor. Neste artigo, o Conclínica te dá dicas de como melhorar a relação entre médico e paciente e mostra como isso pode beneficiar a sua clínica.

Gostou? Então acompanhe essas 5 dicas de ouro!

1.   Capriche no primeiro contato

A primeira impressão é a que fica! O contato inicial com o paciente precisa ser simples e sem obstáculos, a fim de deixar uma imagem positiva logo no agendamento da consulta, seja presencial ou à distância.

O atendimento deve ser respeitoso e feito por uma equipe capacitada. Para isso, é importante conversar a fim de atentá-la sobre a rapidez e a humanização no serviço.

O software de gestão do Conclínica oferece o Agendamento Online, que simplifica a marcação dos pacientes.

 

2.   Mantenha o ambiente agradável

O ambiente da clínica precisa ser confortável, afinal, as pessoas que estão ali passam por uma situação de fragilidade. Assim, quanto mais calmo for o local, maior será a sensação de conforto.

Uma sala de espera climatizada, com conveniências como revistas, televisão, água gelada, café e biscoitos, fará toda a diferença.

3.   Escute seu paciente

Identificar o problema do paciente pode parecer fácil. No entanto, há diagnósticos precipitados que ocorrem pela falta de comunicação.

Alguns problemas são identificados na habilidade de escutar. Traduzir o emocional do paciente resolve casos em que exames não são suficientes. Ouvi-lo fortalece a relação com ele, assim como demonstrar afeto e atenção.

Pergunte o que o levou até ali, como se sente e tire suas dúvidas. Pode ser necessário pedir que o paciente seja mais específico com o problema. Não hesite e peça cordialmente.

4.   Seja claro e objetivo na consulta

O especialista deve ser claro quando falar com o paciente. Além de direto e sincero sobre qualquer assunto, mesmo com os delicados.

Informar o motivo dos exames, explicar os procedimentos e sanar questões é indispensável. Ademais, o médico deve esclarecer os termos específicos que usa, pois o paciente quer ser orientado de forma simples. Aproxime o paciente da linguagem médica e o faça compreender.

5.   Amplie a comunicação pós consulta

A comunicação não pode terminar após a consulta. Fazer ligações, mandar e-mails e SMSs estreitam a relação. Além de poder saber a situação do paciente é possível informar sobre futuras consultas.

Uma forma de se comunicar e prestar um bom serviço é lembrá-los sobre a marcação de exames ou mandar felicitações de aniversário e datas especiais. Alguns sistemas de gestão de clínicas fazem isso, como o Envio de SMS do Conclínica.

Seguir essas dicas é uma maneira de se mostrar eficiente e diferente dos demais. Além de trazer mais pacientes ao consultório pela excelência no atendimento e confiança.

Conhece o Conclínica? Experimente grátis e tenha uma clínica mais ágil e qualificada hoje mesmo.


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Ieda Ferreira

Publicitária, redatora, apaixonada por romances e dias de sol. Descobriu na dança uma terapia e, ao ir ao cinema sozinha, a maravilha que é estar em sua própria companhia.

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