A correria da rotina médica pode prejudicar o contato entre médico e paciente. Muitas vezes, ambos saem de consultas frustrados por não receber ou oferecer o melhor. Neste artigo, o Conclínica te dá dicas de como melhorar a relação entre médico e paciente e mostra como isso pode beneficiar a sua clínica.
Gostou? Então acompanhe essas 5 dicas de ouro!
1. Capriche no primeiro contato
A primeira impressão é a que fica! O contato inicial com o paciente precisa ser simples e sem obstáculos, a fim de deixar uma imagem positiva logo no agendamento da consulta, seja presencial ou à distância.
O atendimento deve ser respeitoso e feito por uma equipe capacitada. Para isso, é importante conversar a fim de atentá-la sobre a rapidez e a humanização no serviço.
O software de gestão do Conclínica oferece o Agendamento Online, que simplifica a marcação dos pacientes.
2. Mantenha o ambiente agradável
O ambiente da clínica precisa ser confortável, afinal, as pessoas que estão ali passam por uma situação de fragilidade. Assim, quanto mais calmo for o local, maior será a sensação de conforto.
Uma sala de espera climatizada, com conveniências como revistas, televisão, água gelada, café e biscoitos, fará toda a diferença.
3. Escute seu paciente
Identificar o problema do paciente pode parecer fácil. No entanto, há diagnósticos precipitados que ocorrem pela falta de comunicação.
Alguns problemas são identificados na habilidade de escutar. Traduzir o emocional do paciente resolve casos em que exames não são suficientes. Ouvi-lo fortalece a relação com ele, assim como demonstrar afeto e atenção.
Pergunte o que o levou até ali, como se sente e tire suas dúvidas. Pode ser necessário pedir que o paciente seja mais específico com o problema. Não hesite e peça cordialmente.
4. Seja claro e objetivo na consulta
O especialista deve ser claro quando falar com o paciente. Além de direto e sincero sobre qualquer assunto, mesmo com os delicados.
Informar o motivo dos exames, explicar os procedimentos e sanar questões é indispensável. Ademais, o médico deve esclarecer os termos específicos que usa, pois o paciente quer ser orientado de forma simples. Aproxime o paciente da linguagem médica e o faça compreender.
5. Amplie a comunicação pós consulta
A comunicação não pode terminar após a consulta. Fazer ligações, mandar e-mails e SMSs estreitam a relação. Além de poder saber a situação do paciente é possível informar sobre futuras consultas.
Uma forma de se comunicar e prestar um bom serviço é lembrá-los sobre a marcação de exames ou mandar felicitações de aniversário e datas especiais. Alguns sistemas de gestão de clínicas fazem isso, como o Envio de SMS do Conclínica.
Seguir essas dicas é uma maneira de se mostrar eficiente e diferente dos demais. Além de trazer mais pacientes ao consultório pela excelência no atendimento e confiança.
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