fbpx

Não é só de livros, técnicos e acadêmicos que os estudantes de Medicina e médicos iniciantes devem viver. Mesmo sabendo que esses livros sobre medicina proporcionam os melhores conhecimentos da área, é sempre bom ocupar a mente com outros tipos de literatura.

E por que não uma leitura que seja uma fonte inspiracional para refletir sobre o que a medicina é e representa? Ou aprender com a experiência de terceiros, lendo outros profissionais falarem sobre as várias nuances da carreira médica.

Livros médicos que mostram que, mesmo com todo o caminho que você deve percorrer, a medicina foi a carreira certa para escolher. Por isso listamos aqui 5 livros que todo o médico deve ler.

Quer saber que livros são esses? Então, confira a seguir as nossas sugestões:

    1. “Por um fio”

Na obra, o Dr. Drauzio Varella, famoso médico brasileiro, expressa o efeito do convívio com a dor e com a iminência da morte na reação dos pacientes e dos seus familiares. O médico se especializou em Oncologia Clínica quando a doença ainda era tida como um tabu e era designada como “aquela doença”, ou seja, algo não discutido e não entendido por todos. No livro, Drauzio conta experiências dos seus trinta anos de carreira e revela histórias descontentes e surpreendentes que vivenciou ao ter contato com doentes graves.

    2. “Médicos de Homens e de Almas”

O livro, um dos mais citados e lidos entre os profissionais mais experientes, foi escrito por Taylor Caldwell e relata detalhadamente acontecimentos históricos abordando a vida de São Lucas, conhecido por ser o protetor dos médicos, um evangelista da Bíblia que dedicou sua trajetória aos enfermos.

É perceptível no romance que, ao abordar as fraquezas do protagonista, houve uma intensa pesquisa reveladora e levantamento de dados sobre o personagem, tendo em vista que a autora consegue levar o leitor ao período de São Lucas e enxergar toda a sua humanidade. 

Além de mostrar, com muita sensibilidade, que o médico é uma pessoa também, que ama, odeia, sofre e tem dias ruins. Um dos livros que estudantes de medicina deve ler.

Leia Também:

   3. “O Imperador de todos os males: uma biografia do câncer”

No livro, o cancerologista Siddhartha Murkhejee tem o objetivo de elaborar a “biografia” do câncer. Por meio de uma linguagem simplificada e acessível, o autor descreve com sutileza as etapas do processo de idas e vindas, vitórias e derrotas que essa enfermidade provoca.

Com resultados de pesquisas genéticas e de tratamentos radicais, como mastectomia e quimioterapia, Murkhejee aborda a importância que a medicina deve ter na prevenção contra a doença. 

E, principalmente, a dedicação de um médico que convive com o drama de seus pacientes diariamente. Pela obra, Murkhejee venceu o Prêmio Pullitzer de 2011.

    4. “Mortais – Nós, a Medicina e o que Realmente Importa no Final”

O Best-Seller escrito pelo médico americano Atul Gawande, aborda os sucessos dos profissionais da saúde e em contrapartida, ressalta as perguntas que a Medicina não consegue responder como as relacionadas à morte e ao envelhecimento.

Por meio de uma investigação significativa e de relatos comoventes, tanto de pacientes quanto de seus familiares, o autor revela suas próprias limitações. “Mortais” nos faz pensar sobre o caminho que devemos trilhar para lidar com nossa finitude com sabedoria.

    5. “O Século dos Cirurgiões”

Escrito por Jurgen Thorwald, a obra relata o início da Medicina Moderna com histórias do surgimento da anestesia no século XIX,  e o progresso da cirurgia alcançado pelos pioneiros.

Com histórias e relatos vivenciados por Henrique Estevão, avô de Thorwald, o livro aborda como a anestesia surgiu e presta uma bela homenagem aos pioneiros que contribuíram para os avanços na cirurgia.

Um livro espetacular, que tanto interessa aos especialistas da área da saúde quanto aos leigos, pois demonstra os problemas e as dificuldades da cirurgia.

E aí, já leu algum desses livros? Conte para a gente o que achou deles e aproveite para conhecer o blog do Conclínica, com ótimas dicas e conteúdo para médicos e gestores de clínicas.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *