fbpx

Não é só de livros técnicos e acadêmicos que os estudantes de Medicina e médicos iniciantes devem viver! Mesmo sabendo que esses livros proporcionam os melhores conhecimentos da área médica, é sempre bom ocupar a mente com outros tipos de literatura.

Quer saber que livros são esses? Então, confira a seguir as nossas sugestões:

  1. “Por um fio”

Na obra, o Dr. Drauzio Varella, famoso médico brasileiro, expressa o efeito do convívio com a dor e com a iminência da morte na reação dos pacientes e dos seus familiares. O médico se especializou em Oncologia Clínica quando a doença ainda era tida como um tabu e era designada como “aquela doença”, ou seja, algo não discutido e não entendido por todos. No livro, Drauzio conta experiências dos seus trinta anos de carreira e revela histórias descontentes e surpreendentes que vivenciou ao ter contato com doentes graves.

  1. “Médicos de Homens e de Almas”

O livro, escrito por Taylor Caldwell, relata detalhadamente acontecimentos históricos abordando a vida de São Lucas, conhecido por ser o protetor dos médicos, um evangelista da Bíblia que dedicou sua trajetória aos enfermos.

É perceptível no romance que houve um intenso levantamento de dados sobre o personagem, tendo em vista que a autora consegue levar o leitor ao período de São Lucas e enxergar toda a sua humanidade.

  1. “O Imperador de todos os males: uma biografia do câncer”

No livro, o cancerologista Siddhartha Murkhejee tem o objetivo de elaborar a “biografia” do câncer. Por meio de uma linguagem simplificada, o autor mostra resultados de pesquisas genéticas e de tratamentos radicais, como mastectomia e quimioterapia, além de abordar a importância da prevenção contra a doença. Pela obra, Murkhejee venceu o Prêmio Pullitzer de 2011.

  1. “Mortais – Nós, a Medicina e o que Realmente Importa no Final”

O Best-Seller escrito pelo médico americano Atul Gawande, aborda os sucessos dos profissionais da saúde e em contrapartida, ressalta as perguntas que a Medicina não consegue responder como as relacionadas à morte e ao envelhecimento.

Por meio de uma investigaçãosignificativa e de relatos comoventes, tanto de pacientes quanto de seus familiares, o autor revela suas próprias limitações. Mortais nos faz pensar sobre o caminho que devemos trilhar para lidar com nossa finitude.

  1. “O Século dos Cirurgiões”

Escrito por Jurgen Thorwald, a obra relata o início da Medicina Moderna com histórias do surgimento da anestesia e o progresso da cirurgia alcançado pelos pioneiros.

Um livro espetacular, que tanto interessa aos especialistas da área da saúde quando aos leigos, pois demonstra os problemas e as dificuldades da cirurgia.

E aí, já leu algum desses livros? Conte para a gente o que achou deles e aproveite para conhecer um pouco mais sobre Conclínica, fazendo um teste grátis agora mesmo clicando aqui.

 

 


mm

Ieda Ferreira

Publicitária, redatora, apaixonada por romances e dias de sol. Descobriu na dança uma terapia e, ao ir ao cinema sozinha, a maravilha que é estar em sua própria companhia.

0 comentário

Deixe uma resposta

placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *