fbpx

A tecnologia já auxilia médicos e consultórios a bastante tempo. E, em um negócio extremamente competitivo, os profissionais precisam conseguir maneiras de se destacar para conseguir novos pacientes. Seja pelo seu atendimento ou através do  marketing médico.

E uma dessas maneiras, que pode ajudar o médico a agilizar e melhorar o seu atendimento, é o agendamento online. Uma forma inovadora de trabalhar a relação médico-paciente, dando a ele liberdade na hora de marcar suas consultas. 

Isso mudou o modo como as clínicas se organizam e gerenciam o seu tempo. Desocupa as linhas telefônicas da clínica e deixa as recepcionistas livres para lidar com questões mais urgentes do consultório.

Além disso, mostra para o paciente que sua clínica acompanha as inovações tecnológicas e sempre trabalha para oferecer um atendimento diferenciado.

Quer saber todas as possibilidades e  vantagens de usar o agendamento online em seu atendimento? Continue lendo.

Quais as vantagens do agendamento online?

Geralmente uma funcionalidade que acompanha sistemas de gestão online, o agendamento é uma facilidade que ajuda na rotina de todos em uma clínica. E ajuda em vários aspectos, como:

  • otimização do tempo;
  • melhora no atendimento;
  • melhor produção do estabelecimento.

Por ser um sistema online, ele fica 24 horas disponível para agendar consultas e exames. Assim, o paciente fica livre para escolher o melhor horário na hora que desejar. Chega de se limitar a apenas entrar em contato durante o horário comercial.

Além disso, a funcionalidade oferece várias vantagens para todos os aspectos de envolvidos em gerenciar uma clínica. Vamos falar delas a seguir. 

Vantagens do agendamento online para clínicas

Para a clínica, um sistema automatizado de agendamento traz grandes vantagens para o atendimento e a organização. Confira: 

Aumento de consultas particulares

Se sua clínica quer focar em atender menos pacientes com planos de saúde, o agendamento online pode ser uma grande ajuda nesse sentido. Isso por que, junto com uma estratégia de divulgação no digital, essa funcionalidade auxilia no aumento no número de consultas particulares.

Redução nos custos

Já parou para calcular quanto seu consultório gasta de telefone por ano? Ao implantar o agendamento online, é possível ter uma melhor gestão financeira e economizar nesse aspecto. Praticamente toda a comunicação é realizada online (incluindo confirmação de encaixes, remarcação, marcação de exames, etc). 

Isso também facilita na organização da clínica, já que a agenda mantém todos os compromissos online e organizados em um único lugar. Sendo constantemente atualizado.

Agiliza o trabalho da recepção

Com o agendamento online, a recepção consegue focar no atendimento das pessoas que estão na sala de espera. Isso porque diminui muito o número de ligações procurando por agendamento ou informações sobre a clínica.

O que resulta em mais rapidez na fila de pacientes, já que a secretária consegue realizar os procedimentos necessários antes da consulta com muito mais agilidade.

Aumenta a produtividade do seu consultório

A tecnologia permite mais agilidade e evita duplicidade de marcações de consulta. O que faz com que a recepção não precise perder tempo resolvendo problemas como esse. 

Dessa forma a ferramenta proporciona mais tempo para a secretária, por exemplo, se dedicar a papelada do plano de saúde. O que dinamiza o atendimento e possibilita a redução do tempo das pessoas na sala de espera. Contribuindo, também, com a produtividade da clínica.

Comunicação digitalizada e moderna

Sua clínica oferece equipamentos de última tecnologia, reúne profissionais de saúde atualizados e oferece os tratamentos mais atuais? 

Então por que não modernizar também o atendimento aos pacientes com o agendamento online? Lembre-se: restringir a marcação de consultas e exames, em muitos casos, acaba afastando as pessoas do tratamento. 

Mas, não se preocupe porque esse problema é facilmente resolvido com uma comunicação digitalizada e sempre disponível ao paciente.

Vantagens do agendamento online para os pacientes

Como dito acima, o paciente pode fazer o agendamento online de consultas por conta própria, o que lhe dá mais liberdade. Mas essa não é a única vantagem que ele adquire com a funcionalidade. Confiram:

Melhora a relação clínica-paciente

Com 71% dos lares brasileiros conectados à internet (segundo dados da TIC Domicílios 2020), essa tecnologia mudou a forma não só de consumir produtos ou serviços. Mas, até mesmo o relacionamento clínica-paciente.   

Hoje em dia, as pessoas prezam por um atendimento rápido. Inclusive em consultórios de profissionais da saúde. E, claro, sem precisar passar por ligações demoradas nem perda de tempo com musiquinhas de espera ao telefone para conseguir marcar uma consulta.

O agendamento online agiliza esse tipo de atendimento, sem esse tipo de irritação e evitando os desgastes comuns para uma melhor relação clínica-paciente.

Além disso, um sistema de agendamento oferece envio de SMS para:

  • confirmação de exames e consultas;
  • Contato para avaliação de atendimento;
  • lembranças em datas comemorativas, como dia das mães, natal e aniversário, por exemplo.

Tudo isso faz com que sua clínica e atendimento ofereçam uma experiência positiva para o paciente. Antes, durante e depois da consulta. Fidelizam o paciente, que pode divulgar seu consultório com o boca a boca.

Leia também:

Áreas da saúde que podem se beneficiar com agendamento online

Dar ao cliente a opção de marcar consultas pela internet não é apenas para grandes clínicas. Independente do porte, se você quer oferecer melhor atendimento aos seus pacientes, experimente investir na modernização de processos com um software de gestão online voltado para médicos e outros profissionais de saúde que administram suas próprias clínicas ou consultórios. 

Consultórios

  • Consultório médico (clínico geral e/ou outras especialidades)
  • Consultório odontológico
  • Consultório de nutricionista
  • Consultório de psicólogo
  • Consultório veterinário
  • Consultório de acupuntura médica 
  • Consultório de fisioterapeuta
  • Consultório de fonoaudiologista

 Clínicas em geral

  • Clínica de oftalmologia (clínica de olhos)
  • Clínica de ortopedia
  • Clínica de cardiologia
  • Clínica de dermatologia 
  • Clínica pediátrica
  • Clínica dentária 
  • Clínica de ultrassom 
  • Clínica de fisioterapia 
  • Clínica veterinária
  • Clínica de fonoaudiologia
  • Centros Médicos em geral

Os primeiros passos para modernizar a sua clínica

Para implantar o agendamento online em seu consultório, não é obrigatório ter página na internet, perfis de redes sociais (embora ajude bastante na divulgação e na atração de mais pacientes) ou um departamento de marketing. 

Basta usar um software de gestão específico para a área de saúde, como o Conclínica, que permite personalização da plataforma. O que garante que você possa usar a identidade visual do seu consultório. 

Inclusive no sistema de marcação pela internet é possível usar o logotipo e trocar o esquema de cores para manter o padrão da sua marca. Caso sua clínica já tenha site, a agenda online personalizável é anexada a ele por meio da integração com a plataforma Marcamed.

Vale lembrar que ao usar esse tipo de ferramenta, você consegue modernizar não apenas a forma de agendar consultas. Também mexe com todo gerenciamento de processos da clínica. E ainda reduz consideravelmente os riscos de falha humana durante processos importantes como relatórios gerenciais, cadastro dos pacientes e prontuário eletrônico.

Como um software de gestão pode ajudar no agendamento e melhoria do atendimento no consultório

Apesar do brasileiro adorar um celular, ele tem usado o aparelho cada vez menos para ligações. Só para você ter ideia de como o hábito de ligar está cada vez mais raro em nosso país, confira os dados da última pesquisa da Anatel

Entre agosto de 2019 e o mês 8 de 2018 deixaram de existir 6,69 milhões de linhas telefônicas no Brasil. Sendo que em apenas 3 meses (comparação com maio de 2019), a redução foi de 250,23 mil.

É com base em estatísticas como essas que diversas clínicas já começaram a modernizar sua forma de agendamento ao oferecer um canal mais prático para pacientes, recepcionistas e médicos. 

Agenda online para pacientes: confira o passo a passo

A marcação de consulta online permite que o paciente agende sua visita ao médico no momento que precisar, seja dia ou seja noite. Basta acessar a página da clínica ou consultório desejado e clicar no botão Marque Agora na parte de Agendamento de Consulta. 

Depois é só criar login e senha caso seja a primeira marcação de consulta online. Para isso é necessário preencher o pequeno formulário que solicita os seguintes dados:

  • Nome completo,
  • Data de nascimento
  •  CPF
  •  Sexo
  • Telefone fixo
  • Celular
  • E-mail  (e confirmação no campo ao lado)
  • Senha desejada (confirmação no campo ao lado)

Ao completar o cadastramento no sistema, é hora de inserir login e senha para entrar na área de marcação online de consulta que é dividida em 3 breves etapas:

  1. Filtros de pesquisa: para selecionar especialidade, médico, unidade, convênio e a partir de que data quer se consultar. Após o preenchimento de todos os campos, é só clicar no botão Buscar Horários.
  2. Data, horário e médico: nesta página está o nome do médico selecionado na etapa anterior e os dias e horários para o paciente escolher. 
  3. Marcação de Consulta: na etapa final, a pessoa confere se todas as informações selecionadas estão corretas e clica no botão Agendar Consulta. Caso precise mudar algo, é só clicar no botão Rever Escolhas. Ao concluir o agendamento é só selecionar a opção Sair. 

Como disponibilizar o agendamento online para pacientes da sua clínica

É preciso contratar um sistema de gestão de clínicas e consultórios que ofereça a funcionalidade. No Conclínica, por exemplo, a função de agendamento online é feita a partir da integração com o Marcamed (que é a solução que reúne a agenda de todos os profissionais de saúde para realizar a marcação online). O que é bem simples de fazer.

Já para que os médicos tenham acesso à todas as consultas agendadas com eles, nos diferentes consultórios ou clínicas em que trabalham reunidas em um só lugar, é necessário usar a função Multi agenda do software Conclínica. 

Agilidade no atendimento como diferencial para seu consultório 

Quando toda equipe usa um sistema de gestão online eficaz, que oferece também muitas outras funcionalidades que vão do financeiro ao operacional, faz toda a diferença para a qualidade do atendimento da sua clínica. Isso porque ela passa a ter um ótimo diferencial em relação às outras. 

Como os recepcionistas podem se concentrar apenas nas atividades que envolvem o paciente que está aguardando na recepção, eles podem se concentrar na organização da fila de espera, autorização de convênios, entre outras. O que torna o atendimento muito mais rápido.

Benefícios de usar um software de gestão

Como falamos acima, usar um sistema de agendamento online também modifica para melhor a gestão dos processos do estabelecimento. Então, para uma gestão mais completa e automatizar o consultório como um todo, uma boa dica é integrar o agendamento com um software de gestão online.

Um software de gestão beneficia não só com um o uso de uma agenda eletrônica e tudo que ela oferece, mas também:

  • cria relatórios com vários parâmetros, como gênero, planos de saúde, localidade, etc;
  • oferece prontuário eletrônico;
  • otimiza o estoque de insumos;
  • ajuda no controle financeiro.

Quer administrar sua clínica ou consultório da melhor maneira possível para você, todos os profissionais de saúde e seus pacientes? 

A dica então é experimentar gratuitamente o Conclínica que é um sistema web para gestão de consultórios e clínicas que facilita do atendimento ao faturamento com o plano de saúde passando pela segurança de dados, prescrições eletrônicas, relatórios gerenciais e muito mais.

Categorias: Tecnologia

Paulo

CEO da Tecnoarte, empresa desenvolvedora do Conclínica.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *