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O trabalho de cuidar de uma clínica não termina quando você examina e trata um paciente. É necessário cuidar de outras questões administrativas tão importantes quanto e que consomem tempo da mesma maneira.

No meio de tantos cuidados, um que é extremamente importante pode acabar sendo esquecido ou deixado de lado: o cadastro de pacientes.  E manter esse cadastro atualizado pode agilizar vários processos em sua gestão

Quer saber mais benefícios em atualizar o cadastro de seus pacientes? Continue lendo até o final.

As vantagens de manter o cadastro atualizado

Conseguir novos clientes é mais caro que manter os antigos. Portanto, preservar seus pacientes passa a ser prioridade no seu atendimento. E com as muitas tarefas que você desempenha e os muitos pacientes que vêm e vão, fica difícil lembrar de cada histórico em específico. Além disso, manter um cadastro atualizado traz várias outras vantagens.

Em tempos que o paciente sempre procura um algo a mais em algo que ele adquire, trabalhar ao máximo os aspectos que ajudam a manter uma boa relação médico-paciente sempre é uma boa idéia, não é?

Mas lembre-se de que um cadastro contém informações de âmbito pessoal dos pacientes. Portanto é necessário prezar pela segurança desses dados. Por isso é importante contar com um sistema de gestão hospitalar que garanta a segurança desses dados.

Abaixo vamos listar as vantagens em manter esses cadastros bem atualizados.

Atendimento personalizado

Com um cadastro bem preenchido, você pode proporcionar um atendimento muito mais pessoal, trabalhando a sua relação médico-paciente para o melhor. Conhecendo melhor a pessoa que você irá atender, ela fica mais à vontade para se expressar em uma consulta.

Assim você o entenderá de uma forma única, tornando o seu atendimento muito mais assertivo, reforçando sua preocupação com o bem estar da pessoa em seu dia a dia.

Diminuir o tempo de espera

Mantendo um cadastro completo e organizado, seu atendimento agiliza a recepção quando o paciente chega e a velocidade com que essa informação chega na sua mão. Ganhando tempo em mais um processo graças ao seus dados bem organizados.

 

Garantia de um pós-atendimento eficaz

O atendimento ao paciente não termina após a consulta. Com um cadastro bem preenchido, você pode fazer um acompanhamento pós-atendimento com esse paciente, para saber se há dúvidas no tratamento e se ele segue da maneira correta.

Com isso você gera valor ao seu atendimento, mostrando ao paciente que ele não é apenas mais um e sim que você se importa com sua recuperação.

Reativação de pacientes antigos

Outro dado importante que você pode retirar de um cadastro de pacientes é a frequência das suas consultas e se um determinado já não realiza um exame há um longo tempo. Mesmo os dados desses clientes não devem ser descartados.

Separando esses clientes em um grupo, você pode preparar estratégias para reativá-los. fazendo contato por email ou direto, por exemplo, para que eles retornem.

Oportunidade de novos pacientes

Com todo esse cuidado e presteza em seu atendimento, com certeza você terá um paciente feliz e que gosta de ter você como seu médico. Logo, ele fará questão de recomendá-lo a quem precisar quando tiver uma chance.

Percebe como toda uma cadeia de organização e manter os dados dos pacientes atualizados e bem preenchidos pode levar à um crescimento na quantidade de novos pacientes?

O cadastro de pacientes ajuda no seu Marketing

Outra função muito importante que um cadastro de pacientes bem preenchido pode ajudar é a na sua estratégia de marketing. Sem esses dados fica impossível de você idealizar ações, muito menos saber se essas ações que você tentar realizar estão dando resultado.

  • Com informações completas, você pode realizar várias ações mirando o relacionamento dos pacientes atuais e na captação de novos, como:
  • Contato direto com o paciente para confirmação ou cancelamento de consultas. Até mesmo um SMS de parabéns na data de aniversário do paciente. 
  • Você pode segmentar seus pacientes de acordo com as suas necessidades. Imagine que seu consultório é em um bairro mas, devido ao cadastro dos pacientes, você percebe que a maior parte de seus clientes vem do bairro vizinho. Ou que a maioria usa um determinado plano de saúde.

Não vale a pena fazer uma ação especial para essas pessoas? Ou para trazer um novo grupo de pessoas para a sua clínica?

Ter um cadastro completo de seus pacientes permite esses tipos de ações direcionadas, onde a chance de êxito é muito maior.

Como fazer um bom cadastro de pacientes?

 Quando se trabalha para ter um bom cadastro de pacientes, ele precisa ser completo. Constar todo o tipo de informação relevante, pois você não sabe qual será aquela que irá contribuir para a qualidade do seu atendimento.

Para te ajudar nisso você pode contar com um sistema de gestão web que é fácil de ser preenchido e protege todos os dados, além de fácil acessibilidade em qualquer dispositivo móvel. Assim, você só tem que se preocupar em preencher todos os campos para um melhor aproveitamento desses dados.

Não se esqueça de preencher as informações básicas, como:

  • Nome;

  • Telefone;
  • Endereço;
  • Data de Nascimento;
  • Email;
  • RG e CFP;
  • Plano de Saúde

 

 

Não se esqueça de salvar os cadastros preenchidos e manter a constante revisão desses dados para mantê-lo sempre atualizado.

Como você pôde perceber, manter um cadastro de pacientes bem preenchido e atualizado só tem a trazer benefícios de várias maneiras para a sua clínica. Por meio desse cadastro você trabalha o relacionamento com seus pacientes e elabora estratégias assertivas para trazer novos. Uma ferramenta indispensável para a sua gestão.

O sistema Conclínica permite que você experimente um teste grátis com essa e outras ferramentas para melhor gerir sua clínica e seus procedimentos diários.

Categorias: Marketing Médico

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