fbpx

A cada dia vivemos mais em um mundo digital. Fazemos compras, acessamos espaços restritos e pessoais, como e-mails, e realizamos várias transações bancárias na comodidade do nosso lar. Mas isso vai além da nossa vida pessoal.

Em determinadas carreiras a transação para documentos e assinaturas online já é uma realidade. E mesmo quando executadas em sites confiáveis, é preciso garantir que tudo correrá com segurança.

Para cuidar desse aspecto é que existe a certificação digital, permitindo que você execute essas tarefas com tranquilidade e sem medo de ser vítima de fraudes na rede.

Quer saber o que é uma certificação digital? Perder o medo de executar essas operações na internet? Então esse conteúdo é para você

O que é um certificado digital?

Na prática um certificado digital equivale a uma carteira de identidade virtual que possibilita emitir documentos e notas fiscais eletrônicas. Ela permite ainda que empresas, pessoas e entidades realizem operações na internet. Nele você encontra:

  1. Nome do titular;
  2. Identidade civil;
  3. Nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu.

Com um certificado você protege suas informações no mundo digital, oferecendo segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade.  Uma carteira de identidade que garante a proteção contra terceiros das partes envolvidas.

Para que serve?

O certificado veio para facilitar sua vida. Com ela, você deixa de perder tempo resolvendo questões que antes precisavam ser pessoalmente. Tarefas como assinar e enviar um documento, por exemplo, podem ser feitas com segurança pela internet. 

Em relação à área da medicina, o certificado ajuda prover segurança para os prontuários eletrônicos. E contribui para diminuir o volume de papéis no seu consultório.

Dentre outras atividades que podem ser simplificadas pelo certificado digital, destacam-se:

  • Realização de transações bancárias;
  • Login em ambientes virtuais;
  • Dispensa reconhecimento de firma;
  • Garantia de validade jurídica.

Assim você pode dedicar mais tempo para seus pacientes humanizando seu atendimento

Por que devo fazer um certificado digital?

Hoje, com o avanço da tecnologia, muitos hospitais já fazem uso de processos digitais para cuidar, certificar e transmitir prontuários eletrônicos até acesso ao TISS.

E também são usados para cuidar dos aspectos administrativos como, por exemplo, declaração de imposto de renda. Todos esses processos, e muitos outros mais, são agilizados com uma certificação digital.

Veja como é importante que você obtenha também um sistema de gestão web que facilite os processos administrativos do seu consultório. O Conclinica fornece o amparo que você precisa para que sua preocupação maior seja o cuidado com o paciente. Faça um teste grátis

Como obtenho o meu certificado?

Você resolveu dar um passo à caminho do certificado digital. Muito bom!

Para obter o seu certificado você precisa:

  1. Escolha uma Autoridade Certificadora da ICP-Brasil;
  2. Solicite a emissão de certificado digital à autoridade escolhida. A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências;
  3. Após ter solicitado é preciso ir pessoalmente à uma Autoridade de Registro com os documentos necessários para validação presencial das informações passadas;
  4. Com essas etapas cumpridas você pode configurar seu token (ou smartcard) com certificado digital

O Conclinica ajuda você a emitir seu certificado digital. Conheça essa e outras funcionalidades do nosso sistema de gestão para clínicas.

Quais são os tipos de certificado?

Hoje há dois tipos de certificados. Escolha de acordo com suas necessidades:

e-CPF: um CPF virtual, que pode ser usado para entrega de declarações e outros documentos digitais. Exige assinatura digital;

e-CPNJ: serve para emitir notas fiscais eletrônicas, transmite filtração fiscal digital e outras obrigatoriedades.

Segurança em primeiro lugar

Falei de como é importante ter um certificado digital. Mas da mesma forma você deve investir na proteção dos seus dados. Quando se trata de documentos e arquivos pessoais, segurança nunca é demais.

A começar pelos sites que você acessa. Só execute operações com dados sensíveis em páginas que começam com “https://…” com um pequeno cadeado ao lado. Como você pode ver aqui na página do Conclinica.

Sites com esse cadeado possuem a Certificação SSL, evitando que seus usuários tenham seus dados fraudados ou que ele seja enganado em páginas falsas

Mantenha seu certificado sempre válido

É importante você manter o ciclo de validade do seu certificado. Afinal, novas tecnologias estão sempre surgindo e, portanto, as diretrizes de segurança estão em constantes atualizações.

Dessa forma você passa segurança de que seu documento digital está válido e de acordo com as mais atuais proteções disponíveis. 

Posso usar meu certificado em vários dispositivos?

Isso vai depender do tipo de serviço que você contratar. Cabe à Autoridade Certificadora deixar claro em quantos dispositivos você pode entrar com o mesmo certificado.

Então na hora que for contratar uma, deixe claro suas necessidades e atente-se à política da Autoridade para que você tenha o melhor serviço à sua disposição.

Conclusão

A Certificação Digital é mais um dentre tantas outras facilidades que a tecnologia agregou a medicina e ao dia a dia do profissional de saúde. Pesquise sempre as melhores formas de oferecer o melhor atendimento possível, facilitando o seu trabalho.

Conte com o blog do Conclínica para se manter atualizado e aprender novas maneiras de melhorar seu atendimento e sua clínica.

Categorias: Relacionamento

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *