fbpx

Em um ramo como o da saúde, onde a concorrência sempre aumenta, conseguir novas formas para se destacar para conseguir novos pacientes é fundamental. E o médico gestor encontrou na internet uma forma ideal para divulgar seus serviços.

Através das mídias digitais e buscadores, sua clínica ganha uma enorme visibilidade, aparecendo para uma gama muito maior de pessoas que podem vir a precisar de seu atendimento especializado.

Afinal, hoje em dia, “dar um google” é o que os brasileiros mais fazem. Para qualquer serviço que precisem ou dúvida que tenham. Segundo o Internet Live Stats, são realizadas diariamente mais de 3,5 bilhões de pesquisas. Seu público está no Google. Não quer aparecer para eles?

Por isso, neste post iremos falar sobre como atrair mais pacientes utilizando dois serviços da plataforma ideais para divulgação, o Google Ads e o Google Meu Negócio. Quer aprender como ter um melhor resultado nas pesquisas e aparecer para mais pessoas? Continue lendo.

O que é o Google meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que pode ser aplicada na sua estratégia de marketing médico. Ela faz a ponte entre público em potencial e empreendedores, que disponibilizam informações sobre o seu negócio, divulgando-o na plataforma. E a melhor parte: de forma gratuita.

Dessa forma, sua clínica pode aparecer para  pessoas que fazem buscas procurando seu serviço especializado. Além disso, lá também terá uma série de informações, como horário de atendimento e telefone de contato, para facilitar a vida do futuro paciente.

Quais os benefícios de usar Google Meu Negócio para Médicos?

Preencher as informações do seu estabelecimento no Google Meu Negócio traz várias vantagens, como por exemplo:

Conquistar mais pacientes

Através das pesquisas realizadas no buscador, pessoas que procuram por atendimento na sua especialidade podem achá-lo mais facilmente no quadro que se abre no lado direito da tela. 

Além disso, se inscrevendo no Google Meu Negócio também faz com que sua clínica fique visível no Google Maps e no Google+.

Aumento de reconhecimento

Outro benefício do Google Meu Negócio é que a plataforma pode aumentar o seu reconhecimento perante o público. Uma vez que existe um sistema de avaliação, com nota e uma caixa de comentários para o pacientes avaliarem sua experiência com o atendimento.

Portanto, caprichar no atendimento é fundamental.

Organização das informações de contato

Para facilitar a vida do usuário ao máximo, o Google Meu Negócio também disponibiliza que você preencha o máximo de informações sobre a clínica. Endereço, contato, horário de funcionamento, são algumas delas.

Dessa forma, o público saberá exatamente até que horas o estabelecimento funciona, como entrar em contato para marcar consultas e, o mais importante, como chegar à sua clínica.

Mas para esses casos, um blog com suas informações básicas e um sistema de agendamento online para marcar consultas é bastante recomendado.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

Para criar um perfil e cadastrar sua clínica na plataforma, listamos um breve guia com as etapas fundamentais do processo. Antes de começar, certifique-se de criar um e-mail Google:

  1. Acesse o site e prossiga clicando em “Gerenciar Agora” ; 
  2. Digite o nome do seu negócio para se certificar de que não há registro dele no Google, e siga em “Inclua sua Empresa no Google”;
  3. Inclua o nome e a categoria em que seu negócio se encaixa (existe uma infinidade de opções para você ser o mais assertivo possível)
  4. Na tela seguinte, confirme que o local será exibido no Google Maps e nas pesquisas quando pessoas procurarem por ele;
  5. Agora preencha os campos de endereço seu estabelecimento;
  6. Nas próximas duas telas você deve informar se atua fora do seu local de trabalho e a área onde você atende;
  7. Na próxima tela você deve informar as formas de contato, como telefone e site/blog (se houver);
  8. Confirme todos os dados e sua autoridade sobre o estabelecimento. 

Validação das informações preenchidas

Após realizar o procedimento acima, o Google enviará para o endereço cadastrado uma correspondência para confirmar a veracidade do endereço e das informações colocadas na plataforma.

A carta chega no prazo máximo de duas semanas, com um código de verificação que o gestor deve inserir na área virtual do Google Meu Negócio. Assim, validando a sua localização geográfica e pronto para usufruir do serviço.

O que é Google Ads?

No ar há 20 anos, o Google Ads (antigo Google Adwords) é uma ferramenta para publicidade online. Ela é feita através de propaganda e links patrocinados, aparecendo quando o usuário realiza uma busca, baseando seus resultados nas palavras-chave inseridas no momento da pesquisa.

Existem diferentes tipos de campanha (onde o público verá o seu anúncio) e formatos de anúncios que podem ser trabalhados na plataforma.

Tipos de anúncio no Google Ads

  • campanha da redes de pesquisa;
  • campanha da rede de display;
  • campanha de shopping;
  • campanha de vídeo;
  • campanha para aplicativos.

Formatos de anúncio no Google Ads

Formato de texto

Anúncio somente com palavras, onde a vantagem é a rapidez e a fluidez de seu formato. E você pode usar as extensões dos anúncios para preencher com informações como contato e outros detalhes adicionais.

Formato Responsivo

Se adequa automaticamente para caber em espaços de anúncio disponível. Podem ser transformados em anúncios gráficos ou na forma de texto.

Formato Gráfico

Formato indicado para exibir o seu anúncio de uma forma mais visual, sendo exibido em sites parceiros do Google.

Formato de promoção em App

Ideal para estimular download e engajamento de um aplicativo para celular

Formato de vídeo 

Anúncios em vídeo exibidos online, ou no YouTube, por exemplo.

Formato de produto no Shopping

Ideal para lojas online, pois mostra produtos com descrição e preço para o usuário.

Formato de showcase no Shopping

Semelhante ao anterior, mas este exibe uma imagem que se expande mostrando mais produtos relacionados e informações da loja.

Formato para Chamadas

Estimula o contato via telefone através de um anúncio clicável. 

Logo, usar do Google Ads para médicos pode ajudar no aumento gradativo de pacientes à sua clínica. 

Preciso ter um site para anunciar no Google Ads?

Mesmo com outras alternativas, ter um site ainda é imprescindível, e até recomendado pelo Google, para uma boa estratégia de captação de novos clientes com o Google Ads. Principalmente por um site abrir ótimas oportunidades de se trabalhar melhor o marketing digital para médicos.

O Google disponibiliza formas para você criar um site simples e gratuito na plataforma, para maximizar sua campanha de Ads.

Mas caso não consiga fazer um site por conta própria, é possível usar o Google Meu Negócio na sua campanha. Falaremos em mais detalhes adiante.

Como usar o Google Ads para Médicos?

Que tal algumas dicas legais de como usar o Google Ads para trazer mais pacientes para a sua clínica?

Trabalhe sua Geolocalização e Programe campanhas

Pessoas usam o Google para fazer buscas no mundo todo. Mas você (infelizmente) não atende no mundo todo, não é? Se sua clínica estiver em São Paulo, por que fazer com que ela apareça para pessoas que estão no Rio de Janeiro, por exemplo.

Você pode criar campanhas no Ads voltadas para determinado bairro, cidade ou até mesmo região. Portanto, é fundamental que você saiba segmentar o seu público pela geolocalização, para que seus anúncios possam ser mais assertivos e chegar a pessoas que têm mais chance de se tornarem novos pacientes.

E para maximizar o impacto da campanha, saiba qual é o horário mais provável em que seu público esteja online para visualizar sua propaganda. Você pode programar campanhas para apenas aparecer em horário comercial, por exemplo.

Escolha bem suas palavras chave e segmente bem suas campanhas

Para atrair mais clientes, é importante saber como eles estão fazendo as buscas para chegar até você. Para isso, você deve saber quais palavras-chave são usadas para isso.

Por exemplo, se você for um ortopedista que atende em SP, “consultório de ortopedia em SP” pode ser um termo que ajude as pessoas chegarem até você. O Google automaticamente irá sugerir uma série de termos que podem ser ideais para a sua campanha.

Mas é importante dar atenção a essa lista e se certificar de usar somente termos que tenham a ver com a sua especialidade. 

Correspondência Ampla X Correspondência Exata

Da mesma forma é importante saber que, ao fazer uma campanha no Google Ads, você pode usar da correspondência ampla para aparecer para um público mais extenso ou da correspondência exata para alcançar um determinado tipo de público.

Experimente começar sua campanha com palavras-chave de correspondência ampla e, durante o processo, vá afunilando, usando correspondências negativas para excluir pesquisas do Google que não tem a ver com a sua especialidade. 

A plataforma também permite que sua clínica apareça em termos de correspondência de frase, quando o termo aparece em uma frase (“consultório de fisioterapia” por exemplo) ou correspondência exata, quando somente seu anúncio só irá aparecer em buscas com o termo exato ([consultório de fisioterapia]).

Comece com um orçamento pequeno

Uma das dicas mais importantes, principalmente para médicos gestores que não tem familiaridade com o Google Ads. Comece com um orçamento pequeno em seus anúncios online.

Dessa forma, você pode medir o retorno que esse investimento está (ou não) lhe trazendo. E se estiver, quanto está custando a você para trazer um novo cliente à clínica.

Se você não ficar atento, ou não configurar sua campanha de uma forma correta, o Google pode rapidamente queimar todo o seu orçamento. Por isso, mantenha o acompanhamento constante de suas campanhas na plataforma.

Invista em campanhas para anúncios mobile

Em pesquisa feita pelo IBGE em 2018, 98% dos brasileiros usam Smartphone para acessar a internet. Então que tal trabalhar com um formato para atingir esse público?

E nessa modalidade, é interessante você adicionar sua forma de contato, seja um telefone fixo ou do celular. Até mesmo do Whatsapp. Assim a pessoa já entra em contato de imediato para marcar uma consulta.

Crie campanhas variadas

Se o seu consultório trabalha com diversas especialidades, é interessante fazer campanhas para cada uma delas, assim você amplia a chance de aparecer para mais pessoas com necessidades diferentes.

Se limitando a fazer um anúncio apenas, você não terá espaço o bastante para explicar cada uma das especialidades, e tudo ficará muito superficial.

Acompanhe seus resultados

Já falamos acima, mas não custa repetir: sempre acompanhe suas campanhas, para saber se estão atingindo (e como estão atingindo) o resultado esperado.

  • Verifique se as palavras-chave estão alinhadas com a sua especialidade;
  • Se a campanha está consumindo muito do seu orçamento;
  • Pausar ou parar campanhas ou refazê-las para adequá-las à sua estratégia.

Como anunciar no Google Ads?

A plataforma é muito intuitiva, e para ajudar, preparamos um passo-a-passo de como criar um anuncio no Google Ads:

Escolha o objetivo da campanha

Defina o principal objetivo do anúncio para sua clínica. Por exemplo, ele pode ser para:

  • Receber mais chamadas para agendamentos;
  • Atrair pacientes para o seu consultório;
  • Levar as pessoas para o seu site.

Defina o alcance do seu anúncio

Seu anúncio poderá ser visto no mundo inteiro ou somente em seu bairro. Cabe a você estipular o alcance da campanha, para que ela apareça para o público que você deseja atingir. Só lembrando que quanto maior o alcance, maior deve ser o seu orçamento.

O Google Ads também disponibiliza outros tipos de filtragens, para ser mais assertivo em sua veiculação. Você pode segmentar por:

  • sexo;
  • idade;
  • palavra-chave;

Crie sua mensagem

Em 3 frases curtas, mostre o que sua clínica tem de especial. Aqui é uma boa chance para trabalhar palavras-chave, para atrair mais pessoas através das pesquisas no Google.

Ou você pode usar de imagens para criar anúncios mais atraentes.

Defina o limite do seu orçamento

O Google Ads nunca irá usar além do que for determinado no seu orçamento. E a plataforma permite que você pause e ajuste sua campanha quando quiser, para que seu investimento seja o melhor possível.

Hora de publicar o anúncio

Agora é hora de colher os frutos. Seu anúncio aparecerá para todos que pesquisarem serviços semelhantes. Ele será visto:

  • na página de resultado de pesquisa;
  • no Google Maps;
  • na rede de sites parceiros do Google.

Seu orçamento será consumido apenas quando houver interações com o anúncio, como cliques no link, ligações para contato ou rotas para sua clínica.

Usando o Google Meu Negócio para o Google Ads

O ideal é que você tenha um site para usar em suas campanhas de Ads. Mas, caso não tenha, a plataforma permite que você use o seu perfil do Google Meu Negócio para criar campanhas inteligentes. 

E também oferece algumas vantagens como:

  • Criar anúncios de forma rápida e fácil;
  • Seu orçamento só é usado quando a pessoa clicar no seu link;
  • Atrair mais clientes para o seu perfil;
  • Menos gerenciamento contínuo;
  • Anúncios exibidos para computadores, smartphones e tablets;
  • Painel para avaliar a eficácia das suas campanhas;

A plataforma inteligente oferece uma gama de recursos para acompanhar as campanhas inteligentes, como.

Visão geral das campanhas

Aqui é a página geral da campanha, onde você encontra insights de desempenho gerados pelo Google;

Alertas na sua conta

A plataforma manda as notificações mais importantes sobre sua campanha, como problemas de faturamento, etc.

Chamadas verificadas 

Exibe a quantidade de chamadas recebidas na sua campanha, além dos seus cliques

Ações no mapa 

Ajudam a contabilizar  quantas vezes as pessoas visualizaram o seu anúncio e clicaram o no alfinete da sua clínica no Maps ou viram rotas para chegar lá.

Acompanha ações no Google Analytics 

Conecte seu perfil do “meu negócio” na sua conta do Google Analytics para acompanhar se o site está atendendo às suas expectativas. 

Programe o seus anúncios

Escolha dia e hora para exibir seus anúncios.

Você pode se inscrever para usar campanhas inteligentes no site da plataforma.

Usar do Google para anunciar sua clínica e seus serviços pode ajudar a atrair novos pacientes e aumentar sua presença online. Uma dica para dedicar mais tempo às suas campanhas e ter um sistema de gestão online para clínicas e consultórios para otimizar seus processos diários.

Lembre-se de compartilhar esse post com algum colega de profissão que queira investir em anúncios online e caso tenha dúvidas, basta deixar um comentário. E acesse o blog do Conclínica para mais dicas como essa.

Categorias: Marketing Médico

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *