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Todo negócio precisa de clientes para sobreviver. Consultórios não são diferentes. É uma tarefa muito desafiante, que tira o sono de médicos e gestores. Principalmente por oferecer um serviço que a grande maioria não costuma manter o bom hábito de frequentar com uma periodicidade.

Nesse caso cabe ao médico encontrar métodos eficazes para se divulgar e facilitar ao máximo para ser encontrado pelo paciente no meio de tantas outras clínicas que também precisam de clientes para manter a sua receita.

Para ajudar, esse post irá mostrar 5 maneiras de como aumentar o número de pacientes da sua clínica, mostrando eficientes estratégias de captação de clientes.

Quer saber mais? Continue lendo.

A importância de uma boa estratégia para captar pacientes

Hoje em dia a competição está bastante acirrada. Além de consultórios que podem prestar o mesmo serviço, existem outros serviços como plataformas online e, em algumas localidades, clínicas populares para aqueles que não podem arcar com o preço de um plano de saúde.

Fica clara a importância de investir em diferentes maneiras para não só atrair novos pacientes, como resgatar antigos. E tudo isso é possível com uma boa estratégia para aumentar a visibilidade do seu consultório usando o ambiente online e trabalhar o atendimento do paciente.

Veja algumas dicas para aumentar o número de pacientes em sua clínica.

1 – Cadastre sua clínica no Google Meu Negócio

Pesquisas mostram que 96% dos brasileiros fazem busca no Google antes de ligar ou visitar uma empresa, procurando conhecê-la mais e verificar sua avaliação online. Isso também acontece com consultórios médicos. 

Tal número só mostra a importância de cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio, de forma gratuita. Assim, você pode preencher dados que só irão facilitar o cliente em sua busca e ida até o seu consultório, como:

Informações sobre o serviço

Preencha com seus contatos, horário de atendimento, site e endereço, que é ligado diretamente ao Maps, para facilitar ao usuário saber como chegar na sua clínica. 

Interação com clientes

Uma maior interação, respondendo suas dúvidas nos comentários, torna o seu atendimento mais atencioso. E postando fotos da sua clínica pode fazer ela receber 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques de acesso ao site do que as que não adicionam.

Melhor entender e ampliar sua presença online

Através de ferramentas que o próprio serviço disponibiliza, você pode:

  • saber como e de onde são os clientes que pesquisaram pela sua clínica;
  • saber quantas pessoas entraram em contato usando o telefone que aparece nas pesquisas;
  • e, em um estágio mais avançado, criar e acompanhar o desempenho de campanhas que criar para sua divulgação.

Empresas que se inscrevem e confirmam suas informações no Google Meu Negócio aparecem mais facilmente na primeira página do buscador em resultados de pesquisas orgânicas. E possuem duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários. 

2 – Investir no Marketing Digital para médicos

Ter uma boa estratégia para se divulgar inclui investir no marketing médico. Por isso é preciso firmar a sua presença no território online. E é preciso que essa presença seja diferenciada e significativa. 

Atuar com marketing digital pode trazer uma boa visibilidade, o que pode gerar mais clientes. E com um investimento mínimo. Listamos uma série de estratégias e ações e, o mais importante, por que você deve investir no marketing digital para médicos.

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3 – Garanta um bom atendimento para estimular o boca a boca

Uma vez que o cliente marcou a consulta, seu trabalho não termina aqui. Para garantir que mais venham, é necessário dar a esse que já marcou uma ótima experiência.

Essa experiência começa desde o atendimento na hora da marcação, a recepção pelos funcionários para orientar o cliente e durante a consulta, dando toda a sua atenção e passando toda a informação de forma simpática ao paciente. Siga também estas dicas:

  • Mantenha um consultório limpo e organizado;
  • Faça pesquisas de satisfação;
  • Invista em treinamento para suas recepcionistas;
  • Realize ações para fidelizar os pacientes.

Caso contrário, o cliente dificilmente se sentirá à vontade para retornar à sua clínica. E pior ainda: pode falar à outras pessoas sobre o péssimo atendimento que teve.

Garantir a qualidade do seu serviço é garantir que ele volte à sua clínica sempre que precisar. E que recomende você a outras pessoas. O boca a boca ainda é uma arma muito poderosa.

4 – Resgate antigos clientes

Se um cliente passou pela sua clínica e não voltou, pode ser interessante saber o porquê. E podem ser vários motivos. Ele pode ter esquecido do seu nome e endereço, ou simplesmente não precisou mais dos seus serviços.

Mas também pode ser um motivo pior: ele pode não ter tido uma boa experiência durante a consulta.

Faça contato via e-mail ou telefone e verifique o motivo dessa ausência. Você pode oferecer bônus e promoções. Mesmo que a ação não gere um grande impacto no primeiro momento, os clientes vão lembrar desse seu cuidado.

5 – Monitore sua concorrência

Saber o que seu concorrente anda fazendo para se promover é sempre importante. Dessa forma você sabe como eles estão inovando, como estão atraindo pacientes e quais ferramentas estão usando.. 

Uma ferramenta muito útil para inovar é um software de gestão  para clínicas. Dentre as muitas funções que um sistema de gestão oferece, podemos destacar:

  • agenda eletrônica para gerenciar melhor as marcações;
  • contato via whatsapp para confirmação e remarcação de consultas, evitando espaços na sua agenda;
  • criação e envio de prontuários eletrônicos;
  • relatórios para verificar o desempenho da sua clínica.

O Conclínica possui muitas outras funções que são úteis para automatizar a gestão da sua clínica. Faça um teste grátis e verifique.

Conseguir novos clientes é um árduo desafio. Por isso se destacar em seus serviços e atendimento pode determinar a fidelidade ou a desistência de um paciente. 

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