fbpx

Dentre as muitas coisas para dar atenção em uma clínica, planejar, manter e cuidar da saúde financeira dela está entre os principais cuidados. Principalmente se você quer vê-la crescer e prosperar. Mas com a pandemia causada pelo novo coronavírus, essa atenção deve ser redobrada.

Isso porque o fluxo de caixa de muitos setores da economia do país foi severamente afetado durante esse período. Com clínicas e consultórios não foi diferente. Agora é o momento para rever as finanças e resolver os problemas causados pela falta de atendimento.

Para diminuir o impacto da crise em sua clínica, vamos dar dicas de como cuidar do fluxo de caixa para mantê-la viva e se recuperar durante esse período.

Como manter a gestão financeira da sua clínica durante a pandemia

A crise causada pelo novo coronavírus provocou uma grande mudança na forma de tocar os negócios. Ter um bom controle financeiro é essencial para saber a condição do caixa nesse momento, para tomar decisões mais assertivas no futuro.

Faça um comparativo com sua situação antes da pandemia

Uma boa forma de começar a cuidar do seu fluxo de caixa é rever todos os custos que você tinha antes da pandemia, e compará-los com o momento atual. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quanto era o meu gasto mensal antes da pandemia?
  • Quanto estará agora?
  • Qual era o lucro da clínica antes?
  • Qual é agora?

Isso irá ajudar a decidir os próximos passos de forma mais assertiva.

Reveja seus custos

Rever seus custos durante esse período ajuda a ter um melhor controle de caixa. É importante montar uma estratégia visando manter os gastos controlados. Desde que, claro, não venha a prejudicar o nível do atendimento das consultas, ferramentas médicas e tecnologias que auxiliam sua gestão e serviços.

Alinhe seu planejamento financeiro mensal às suas expectativas

Um bom planejamento financeiro ajuda a mensurar seu caixa. Ter consciência do frágil momento atual é ideal para dar uma visão mais segura e embasada às decisões para o seu consultório. Por isso é importante alinhar o financeiro do seu espaço de saúde à suas expectativas.

Sua capacidade de projetar seus passos futuros para superar os desafios e dificuldades que podem se apresentar durante esse período, serão fundamentais para colocar sua clínica novamente em uma situação estável e sem apertos.

Acompanhe o movimento do caixa

Uma das dicas para fazer um controle de caixa que passamos foi “registrar as transações financeiras da clínica”. Nesse momento, essa dica passa a ser ainda mais importante. 

Manter esse rigoroso controle financeiro do que entra e sai da sua clínica não só irá ajudar a saber se você terá lucro no fim do mês, mas no próprio planejamento financeiro futuro. Assim, você sabe exatamente onde investir dinheiro e onde pode cortar despesas.

Com um software médico é possível gerar relatórios detalhados do fluxo de caixa da clínica, e ter um controle mais preciso.

Siga separando suas contas pessoais das do consultório

Outra dica que vale a pena ser lembrada. Ao misturar suas contas pessoais com as da clínica, você perde a real dimensão do controle financeiro do espaço de saúde, e onde está o problema. Logo, não consegue solucioná-lo.

Não saber mensurar as despesas e receitas torna essa situação, que já é bastante frágil, em uma muito mais complicada.

Use da Telemedicina

O volume de pacientes presenciais ainda deve ser limitado durante esse período. Muitos nem podem ir até o consultório por fazerem parte do grupo de risco. Uma boa solução para atender à distância de forma segura e eficiente é usando a Telemedicina.

Com o uso da funcionalidade, é possível manter seus atendimentos disponíveis, respeitando o isolamento social e mantendo sua rentabilidade. Vantagem para todos.

Além disso, o uso da Telemedicina pode ser estendido para muito além do atendimento durante a quarentena. Mas também para atender de qualquer lugar em situações de emergência, sempre que necessário. Mantendo forte a relação médico-paciente.

Leia Também:

Utilize as reservas financeiras da clínica

Lembra da dica sobre “manter uma reserva para situações de emergência”? Pois essa ocasião pode vir a ser uma dessas. Afinal, cortar despesas e negociar pagamentos ajudam muito, mas podem não ser o bastante.

Com um bom planejamento financeiro previamente executado, é possível usar dessa reserva de capital de giro para alguma emergência. Use da melhor forma para manter a clínica ativa até tudo retornar à normalidade.

Use de um software médico

Nessas horas, um software médico para clínicas e consultórios fornece uma grande ajuda para automatizar sua gestão e ter um fluxo de caixa mais preciso. Como o Conclínica, que possui a funcionalidade de controle financeiro. Que permite:

  • Organizar suas glosas e repasses médicos, por exemplo, para uma gestão mais fluída;
  • visualização exata de quais contas já foram ou serão pagas, e suas datas de vencimento;
  • Estruturar seu financeiro para criar reservas para futuros investimentos.

Também é possível atender à distância usando da Telemedicina. Além de outras funcionalidades importantes para a gestão médica, como prontuário eletrônico e sistema de agendamento médico.

Veja o depoimento da Dra. Maria Cláudia Camargo sobre como as funcionalidades do Conclínica ajudaram a aumentar a produtividade em sua clínica dermatológica.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com colegas médicos que precisam dessas e outras dicas disponíveis aqui no blog.

Categorias: Gestão

Paulo

CEO da Tecnoarte, empresa desenvolvedora do Conclínica.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *