Quando se deseja montar um consultório particular é certo que se faça uma pesquisa de mercado minuciosa para conhecer seu público-alvo e descobrir seus principais interesses na área da saúde. É a partir da conclusão dessa pesquisa que o espaço, localização, serviço e preço cobrado na consulta são obtidos e avaliados.
No entanto, mesmo com todo planejamento, a frequência do seu consultório pode cair e as coisas saírem do rumo. Por isso, nesse artigo falaremos sobre estratégias de engajamento para atrair mais pacientes e ampliar sua agenda médica. Interessou-se pelo assunto? Continue lendo!
Como atrair pacientes?
No momento que um consultório particular percebe a diminuição no número de pacientes é imprescindível procurar estratégias para controlar o quadro. Um dos primeiros pontos a se pensar é a diminuição do preço cobrado pela consulta. Contudo, há outras ideias que podem ser adotadas. Veja:
Aumentar a visibilidade do consultório
Investir em estratégias de publicidade pode alavancar seu negócio e torná-lo mais conhecido. A divulgação em plataformas digitais é a chave para um marketing menos custoso e com maior índice de visualizações. Propagar seu negócio deixando-o ser visto é uma forma de obter credibilidade e confiança no mercado.
Profissionais qualificados
Manter uma equipe de colaboradores responsáveis e aptos para os cargos é de extrema importância. Quando o paciente vai ao seu consultório e paga por uma consulta ele quer e deve receber o melhor serviço prestado, sendo incluído não só o atendimento por um médico capacitado, como uma recepção adequada e ágil. A forma como o paciente será atendido é primordial para fazê-lo voltar ou não.
Preço justo e tecnologia
O preço cobrado pelo serviço deve ser justo e condizente com a realidade financeira dos pacientes. Assim como dito antes, há uma pesquisa prévia para conhecer seu consumidor e é baseado nela e nos atributos do consultório que o valor será obtido. De modo geral, quanto mais instrumentos de alta qualidade seu estabelecimento tiver, mais alto poderá ser o valor cobrado. Logo, investir em tecnologia como softwares de gestão e utensílios inovadores que façam a diferença e facilitem o agendamento médico e o atendimento, atraem pacientes.
Comunicação
Manter uma excelente rede de comunicação auxilia na capitação de novos pacientes. Responder todas as dúvidas sobre horário de consultas, serviços e procedimentos realizados contribuem para uma boa avaliação do consultório, já que uma assistência adequada, seja presencial, telefônica ou por meio das plataformas digitais, fornece confiança e transparência.
Flexibilidade
Alguns médicos iniciantes no mercado escolhem se credenciar a planos de saúde e, assim, ter uma flexibilidade maior. Atender convênios tem prós, como o aumento no número de pacientes e com isso criar uma reputação, e contras, como a diminuição do valor da consulta e o aumento da carga de trabalho.
Um consultório precisa ter tudo organizado para atender melhor seus pacientes. Conheça o Conclínica, software de gestão online, e avance no atendimento dos seus pacientes.
Tem alguma dúvida sobre estratégias de engajamento? Deixe sua pergunta aqui embaixo!
Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
Conheça o melhor sistemapara clínicas!
Artigos recomendados
O que é Slow Medicine? Entenda o conceito e confira 5 dicas para implementar na sua clínica
Slow Medicine é uma abordagem médica que enfatiza a qualidade da interação médico-paciente e a…
O que é a Lei do Ato Médico? Entenda o que diz a regulamentação para os profissionais da saúde e suas implicações práticas
A Lei do Ato Médico é uma legislação brasileira que estabelece as atividades privativas dos médicos,…
Quais são as vantagens da agenda médica online? Entenda como funciona o recurso e todos os benefícios para sua clínica ou consultório
A agenda médica online pode otimizar sua clínica, simplificar a vida dos pacientes e impulsionar a…