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Assegurar a fidelidade do seu paciente não é uma das tarefas mais fáceis pra quem tem uma clínica ou consultório médico. Ainda mais com uma infinidade de outros estabelecimentos da área de saúde sendo abertos quase que diariamente no mercado. Entretanto, há várias estratégias de marketing que podem te ajudar a se destacar no mercado e fazer a diferença. Dentre elas está a Estratégia de Recomendação ou Marketing de Recomendação.

Saiba como engajar seus pacientes e torná-los divulgadores da sua clínica

A Estratégia de Recomendação consiste em transformar seu paciente em um verdadeiro vendedor da marca, ou seja, faz com que ele divulgue seu consultório por vontade própria e espontaneamente. Essa forma de marketing nada mais é do que o velho e conhecido “boca a boca”, no qual os indivíduos transmitem recomendações sobre dado estabelecimento uns para os outros.

Mas para que essa estratégia de marketing dê certo, é preciso seguir algumas orientações de como engajar seu paciente. Continue lendo e descubra como!

Invista em um atendimento de qualidade

Para que seus pacientes recomendem seu consultório é preciso que ele mantenha bons atendimentos. Controlar o tempo de espera de cada consulta, sanar dúvidas, ter médicos qualificados e funcionários atenciosos, entre outros, são maneiras de cativar os clientes e demonstrar respeito por eles.

Um fator importante é a regularidade. Se um paciente utilizou seus bons serviços, recomendou para um amigo ou familiar e esse não teve a mesma impressão, é sinal de que não há estabilidade nos atendimentos e ambos podem compreender esse fato de maneira negativa. Deve-se criar um padrão de atendimento para não prejudicar a estratégia de recomendação.

Mantenha um ambiente confortável

Um ambiente agradável, limpo e moderno dará a primeira impressão ao paciente. É nessa hora que ele fará uma avalição superficial do local, podendo ser positiva ou não. Um espaço que não passe confiança e conforto afasta os pacientes que estão ali pela primeira vez e não conhecem as qualificações dos médicos. Por isso, manter o local em ordem, desde a recepção até os consultórios, auxilia na prospecção de novos pacientes por meio das indicações.

Café, biscoitos, água, cadeiras confortáveis, televisão, revistas e wi-fi são boas sugestões na recepção.

Aumente a comunicação

Manter-se sempre em contato com o paciente, seja pelos canais usuais como telefone e email, ou pelas redes sociais, é uma boa maneira de mostrar cuidado e atenção com eles. Compartilhar dicas e curiosidades nas redes aproxima ambas as partes e potencializa a satisfação do atendimento, além de haver a possibilidade de compartilhamentos desses posts com futuros pacientes, pelo Facebook, por exemplo.

Logo, cultivar um relacionamento confiável e estável com seus clientes e tratá-los de maneira humanizada garante que a estratégia de recomendação dê certo na sua clínica ou no seu consultório.

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Ieda Ferreira

Publicitária, redatora, apaixonada por romances e dias de sol. Descobriu na dança uma terapia e, ao ir ao cinema sozinha, a maravilha que é estar em sua própria companhia.

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