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Antigamente os médicos tinham que recorrer à serviços como as páginas amarelas, aos catálogos dos planos de saúde até mesmo o popular “boca a boca” para conseguir novos clientes. Mas hoje o médico pode contar com a tecnologia para sua divulgação. E uma das maneiras mais efetivas de aparecer para novos “clientes” é pela internet.

É a ela, mais especificamente aos seus buscadores, a quem as pessoas recorrem para tirar dúvidas sobre qualquer assunto e, com muita frequência, buscam serviços para resolver seus problemas.

Por isso, hoje em dia, estar na internet não é mais uma questão de estar alinhado aos tempos atuais, e sim de aparecer para que mais pessoas achem o seu serviço. E um bom caminho para aparecer de forma relevante é utilizar técnicas de marketing digital para médicos. E não precisa ser um expert na área.

Se você acha que os métodos de divulgação offline não são mais o suficiente e quer aprender novas maneiras para se divulgar online, usando o marketing digital para médicos, e ter mais pacientes em seu consultório, esse post é para você.

Por que devo investir no marketing digital para médicos?

Pense que, somente no Brasil, em pesquisa realizada em 2019 pelo IBGE, 126,3 milhões de pessoas faz uso da internet. Isso é aproximadamente 70% de toda a população do nosso território. E em outra pesquisa, 51% dos usuários confiam mais em informações obtidas no Google do que de seus amigos e familiares. 

Portanto é importante pensar em formas de aparecer para todas essas pessoas. E ao pensar em estratégias de marketing médico você não se divulga apenas para possíveis clientes, mas pode passar a ser um referencial no seu meio profissional. E, o mais importante, ajudar as pessoas.

Pensar no marketing digital médico hoje em dia se torna vital para que você não limite suas opções de divulgação. Pois, se você não está pensando nessas estratégias, seu concorrente com certeza está.

Como executar o marketing digital para médicos

As ações de marketing digital para médicos tem como meta desenvolver estratégias para segmentar e melhor impactar o seu público. Mas para começar essas ações, você precisar definir seus objetivos, ou seja, o que você espera de resultado das suas ações. Que podem ser:

  • Conquistar novos pacientes;
  • Fidelizar pacientes atuais;
  • Se tornar autoridade no seu campo; 
  • Educar a sociedade sobre cuidados com a saúde ou tratamentos, por exemplo.

O importante é ter um objetivo em mente, para então montar uma estratégia de sucesso para atingi-lo.

Defina a sua estratégia

Enquanto estuda formas de implementar as técnicas de marketing digital, você irá se deparar com várias estratégias para alcançar seus objetivos. Então escolha aquela que melhor se encaixa no que você pretende atingir, entendendo da melhor forma como ela o ajudará nesse processo.

Tentar realizar todas as estratégias de uma vez apenas o deixará confuso e não será nada eficaz.

Encontre parceiros capacitados

Enquanto você conhecerá mais do marketing digital, também irá perceber que algumas das tarefas estarão além das suas capacidades. Afinal, você estudou para ser médico.

Por isso, é importante encontrar pessoas capacitadas a trabalhar com marketing. Para que ela se dedique a pensar nas melhores ações, alinhadas com os seus objetivos. Enquanto você terá seu tempo melhor dedicado no cuidado aos pacientes.

 Acompanhe os resultados

Por último, mas não menos importante. Não adianta fazer todas essas ações sem saber se elas estão dando certo, correto? Por isso, é importante que você acompanhe os resultados dessas ações de acordo com o seu objetivo.

Tenha em mente mudanças na sua clínica talvez sejam necessárias. Mas veja isso como uma boa chance para  otimizar sua gestão de processos e atingir os resultados esperados. 

Dicas de marketing digital para médicos

No marketing digital existem várias estratégias para alcançar os objetivos planejados. Mas qual é a melhor para utilizar no marketing médico?

Por isso vamos listar abaixo as ações mais indicadas para começar esse trabalho. Vamos dividi-las em dois grupos: as que a clínica pode executar por conta própria (tendo alguém responsável da própria equipe cuidando disso) ou aquela que, inevitavelmente, você precisará de um parceiro.

Executáveis pela clínica:

1 – Conheça o seu público

Em primeiro lugar você tem que saber a quem direcionar seus esforços. Não é por que a internet conta com milhões de usuários, que todos são parte do seu público-alvo.

Pense que, se tratando de um consultório clínico, você tenha especialidade em um determinado campo médico. Por exemplo, não adianta você anunciar para pessoas que procuram clínicas de dermatologia quando você realiza consultas ortopédicas,certo?

Ao conhecer o seu público e o perfil do cliente, você consegue ser mais assertivo nas ações de marketing médico. Segmentação é a chave para uma maior chance de sucesso.

Faça pesquisas de satisfação

Fazer pesquisas de satisfação com seus pacientes é algo de suma importância. Saber se seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento é uma ótima maneira de saber mais sobre eles e o que eles esperam de você.

Pesquisas de satisfação também são ótimas para criar um melhor relacionamento entre pacientes e atendimento, seu e o da sua equipe. Pois você passa a ver como os clientes vêem a sua clínica.

2 – Esteja nas redes sociais

Não estar presente nas redes sociais está fora de cogitação. Seus pacientes estão lá, e podem estar falando de você nelas. Não quer falar com eles da mesma forma?

Se você pensa em estratégias de marketing digital para médicos, se aproximar e se relacionar com essas pessoas em suas redes é parte fundamental desse processo.

Tenha em mente que cada rede social tem uma voz e função diferente, e você deve adequar o seu conteúdo de acordo. Por exemplo:

  • No Facebook, não use do seu perfil pessoal, mas sim crie uma página para a clínica. Pois você terá mais recursos para contato e segmentar melhor o público, dentre outras funções;
  • No twitter, procure dividir links e novidades sobre saúde e destacar benefícios de certas prevenções, por exemplo;
  • E no LinkeDin, procure fazer o seu networking, se conectando com outros profissionais da medicina e promover sua marca pessoal.

Use do Instagram

Destacamos o Instagram, a rede mais divertida, por ela apresentar várias possibilidades para gerar relacionamento e conseguir novo público. Procure usar fotos e vídeos com curiosidades médicas e o dia a dia da sua clínica. E lembre-se: sempre imagens de alta qualidade e pesquise por hashtags que tenham mais seguidores dentro do seu campo profissional;

O stories é perfeito para exibir rápidas curiosidades e realizar pesquisa de temas que seu público tem mais dúvidas em sua área e realizar uma live onde você responde a essas dúvidas.

Pensa nas redes como um segundo canal por onde as pessoas podem encontrar você. E você pode respondê-las mais rapidamente.

3 – Use o WhatsApp

O aplicativo de conversas instantânea se tornou uma ferramenta muito além do uso pessoal. Com sua versão para empresas, o WhatsApp Business, ele se tornou uma importante ferramenta no uso para o atendimento médico.

Com o WhatsApp, você pode rapidamente receber confirmação/cancelamento de consultas por parte dos seus pacientes, evitando espaços sem atendimento em sua agenda. Além envios de documentos, como receitas médicas digitalizadas, por exemplo, e usar o chat de vídeo para rápidos atendimentos.

Executáveis com a ajuda de um parceiro:

1 – Crie um blog

Ter um site com suas informações de contato e o serviço que você presta é ótimo, mas para captar novos clientes, não basta. Um dos aspectos que o Google mais preza é a informação, e como ela é útil para sanar quaisquer dúvidas do usuário. 

Por isso, uma boa idéia é criar um blog com informações e dicas de saúde relevantes na sua área de atuação, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de se tornar autoridade no seu campo, e melhor ainda: fornecer conteúdo que ajuda as pessoas.

Torne o Google um aliado para ser encontrado na internet.

2 – Melhore o seu site

Hoje em dia as pessoas usam mais o celular do que computadores para acessar a internet. Por isso você deve ter a preocupação de que seu site seja legível e preparado para abrir em diferentes formatos de tela. 

Veja que, se uma pessoa chegou em seu site, ela tem interesse em seu serviço. Então procure manter os canais de contato acessíveis e funcionando, e as informações de contato sempre corretas.

Facilite ao máximo para que essa pessoa faça contato e chegue até você.

3 – Invista em E-mail Marketing

O e-mail ainda é uma poderosa ferramenta para comunicação. Pensando em marketing digital para médicos, seu tratamento não deve ser diferente.

Inclua o e-mail marketing em sua estratégia, enviando newsletter e textos exclusivos, que ajudam a trabalhar o relacionamento médico-paciente. E até mesmo a conseguir novos clientes.

5 erros que você precisa evitar

Ao lidar com estratégias de marketing médico para divulgação dos seus serviços, você precisa estar atento às regras do Conselho Federal de Medicina. Tais normas devem ser respeitadas por todos os profissionais da área médica, que são:

  1. Nunca divulgue uma especialidade que você não possui;
  2. Não envolva o seu nome em propaganda enganosa;
  3. Não divulgar aparelhos ou preços para atrair novos pacientes;
  4. Nunca exibir fotos de pacientes;
  5. Não exibir informações sensacionalistas, que podem deixar a sociedade preocupada;

Uma das regras dizia respeito ao atendimento e prescrição de remédio à distância, mas o CFM emitiu um novo comunicado permitindo o uso da Telemedicina.

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Nos dias de hoje é preciso se inserir em uma nova realidade, onde há novos canais que podem ajudar a atingir um novo público. E fidelizar aqueles que já são clientes. 

O que falta para colocar essas práticas em ação? Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus colegas de profissão, essas dicas podem ser úteis para que eles também desenvolvam boas ações online.

Categorias: Marketing Médico

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