fbpx

O médico que decidiu por abrir o seu próprio consultório não esperava ter uma difícil e importante tarefa a sua espera: gerenciar essa clínica. Uma tarefa para a qual todos os seus anos de faculdade nunca lhe prepararam.

E gerenciar o próprio estabelecimento médico e equipe envolve uma série de detalhes que funcionam como uma engrenagem. Se um estiver com problema, outros aspectos também começarão a ter problemas.

Mas não ter tido aulas de administração durante a grade de medicina não precisa se tornar um empecilho para desempenhar um bom trabalho. Afinal sempre é possível buscar cursos e conteúdo online qualificado para aprender e cobrir essas lacunas. Então por que não aproveitar para aprender a gerenciar melhor uma clínica?

E para tornar esse gerenciamento mais ágil e eficiente, um sistema de gestão web para clínicas vem sempre bem a calhar. Por isso vamos indicar as melhores funcionalidades que um software desse tipo fornece para gerir um consultório médico da melhor forma.

Organizar melhor a sua Agenda Médica

Informatizar a agenda médica possibilita organizar e ampliar suas funções básicas, administrando melhor diversos consultórios e especialidades, como fisioterapia e psicologia.

Um sistema de agendamento online permite:

  • Efetuar um cadastro de pacientes completo e preciso, que pode ser muito útil para o seu marketing;
  • Caso não atenda com hora marcada, você pode personalizar sua agenda para atuar com filas de atendimento, atendendo em ordem de chegada;
  • Pode visualizar a data e hora de cada consulta marcada, e logo saber quais horários estão vagos para atendimento;
  • E tudo isso pode ser integrado ao Google Agenda, para visualizar em qualquer dispositivo que acesse à internet;
  • Enviar SMS para confirmação e cancelamento de consultas, para evitar espaços vagos em sua agenda. Além de ajudar bastante no relacionamento com o paciente;
  • Chat privado para comunicação interna com os outros médicos e equipe de atendimento;

Tudo isso para economizar seu tempo e aumentar a produtividade, com uma redução considerável em seus custos.

Os benefícios do prontuário eletrônico

Outra funcionalidade que pode beneficiar o seu tempo e agilizar o seu atendimento é o prontuário eletrônico do paciente. Com segurança, ele armazena toda a informação relativa ao atendimento.

O médico pode adequar esse prontuário de acordo com a necessidade de cada paciente, personalizando e facilitando a visualização. Dessa forma, seu atendimento se torna mais humanizado. E com esses dados armazenados na nuvem, é possível trocar informações entre outro médico em qualquer eventualidade..

E utilizando da prescrição digital, eliminam-se as possibilidades do enfermo não entender a caligrafia do médico, evitando a compra errada de remédios e a má compreensão do tratamento. 

Laudos e Exames Digitais

Gerenciar laudos digitais de todos os seus pacientes fornece uma maior clareza e um melhor controle sobre os quadros clínicos. Além de serem totalmente adaptáveis, permitindo criar vários modelos para atender as mais variadas especialidades médicas.

Além da maior praticidade ao usar a emissão de voz, lados digitais também são facilmente armazenados na nuvem e podem ser arquivados no computador, diminuindo a quantidade de uso de papel e tornar a clínica mais sustentável.

O sistema também permite  uso de laudos e prontuários, integrando ambos para serem enviados com a certificação digital do médico, dando muito mais segurança ao processo e aos dados do paciente. 

Telemedicina

Obter um sistema de gestão de clínicas com o serviço de telemedicina torna-se primordial nos dias de hoje. Nem sempre o médico estará perto para atender o paciente em alguma emergência, como um parto repentino, por exemplo.

Com a telemedicina, o médico pode executar um atendimento normal, via vídeo chamada, para fazer um acompanhamento do paciente sem precisar que ele vá até a clínica. 

Também é possível enviar receitas médicas via SMS, com muito mais praticidade.

Faturamento TISS

Ao usar o faturamento TISS fica fácil transferir dados sobre o atendimento prestado aos pacientes entre convênios médicos e clínicas, diminuindo a burocracia e tornando a recepção mais ágil.

Com isso autorização para procedimentos de saúde como consultas ou exames é muito mais rápido, pois é feita online. E sem gerar grandes filas de atendimento e ocupar a linha de telefone da clínica. Tudo isso feito de uma forma segura  para o processo.

Controle Financeiro

Ter uma ampla visão do fluxo de caixa da clínica é muito importante. Com um software de gestão clínica organizando seu controle financeiro, fica mais fácil gerir as contas da tesouraria, repasse para os médicos e equipe e mais. 

Dessa forma é possível planejar o crescimento e investimento em equipamentos para a clínica e novas contratações, e manter reservas de emergência quando necessário. 

O vídeo abaixo mostra como é fácil organizar as finanças da clínica:

Lista de Associados

Para melhor gerenciar o pagamento dos pacientes, é possível criar um cadastro de associados, que nada mais é do que um recurso de gerenciamento e pagamentos recorrentes. Programando data, envio e quitação da cobrança de boletos.

De forma automatizada e integrada, o médico fica ciente de quando os boletos foram quitados. Além de poder cancelar e atualizar boletos à vontade.

Controle de Estoques

Assim como é importante ter um controle das finanças da clínica, também é importante ter um controle do estoque dela. Garantindo que nada venha a faltar e tudo funcione de forma organizada e eficiente.

Ao usar um software de gestão web para esse controle, é possível organizar todos os materiais e ter controle de entrada e saída, uma ótima forma de evitar desperdícios por validade vencida, por exemplo. Além de poder criar uma lista organizada de fornecedores, evitando perder tempo procurando empresas para reabastecimento.

 Criação de relatórios

É importante ter o máximo de informações para tomar as melhores decisões para a clínica. Por isso são criados relatórios em tempo real, mostrando um desempenho detalhado de todas as funcionalidades que citamos acima, fornecendo um panorama tanto do consultório quanto dos pacientes.

Aprenda na prática

Mas nada desse aprendizado vai te ensinar tanto quanto vivenciar isso na prática. Por isso, faça um teste grátis e veja como o sistema de gestão web Conclínica pode ajudar no gerenciamento da sua clínica. 

Esse texto ajudou você? Qual é a sua maior dificuldade em gerir sua clínica? Conte para a gente nos comentários.

Categorias: Tecnologia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *