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A assinatura digital, também conhecida como certificação digital, trata-se de um recurso tecnológico que, através da criptografia, vincula o certificado digital a documentos eletrônicos contidos no prontuário médico, que estão sendo assinados, como anamneses e evoluções médicas, de forma segura, garantindo a autenticidade e a confidencialidade das informações.Confira algumas vantagens.

Otimização de tempo

Documentos de atendimento médico como diagnósticos e exames podem ser emitidos e arquivados mais rapidamente com o uso de certificação digital, um processo realizado de forma online ou através de um sistema de gestão utilizado pela clínica ou pelo consultório. Desta forma, o médico ou outro profissional de saúde não precisa assinar inúmeras páginas e/ou vias de documentos.

Menor custo

Ao investir em um software online com certificação disponível, é possível reduzir os custos com a impressão, o deslocamento e o armazenamento de inúmeros documentos dos pacientes na clínica.

O CFM (Conselho Federal de Medicina), através de resolução 1821/07 declara a aprovação da digitalização e do uso de sistemas informatizados para o armazenamento e a transferência dos prontuários médicos, possibilitando a suspensão do uso de papel, diminuindo custos e conferindo mais segurança aos documentos.

Além disso, o valor de investimento necessário para obter um sistema que proporciona inúmeros benefícios para a clínica é baixo, custando menos de R$80,00 por usuário.

Segurança

A partir do uso de dados criptografados, a assinatura digital elimina a possibilidade de falsificações de documentos médicos, conferindo mais confiabilidade. Ela assegura que o profissional cuja assinatura atesta o documento é o responsável por acompanhar a saúde do paciente naquela especialidade. Além disso, juridicamente, esses documentos com certificação digital são considerados íntegros e autênticos.

Como ter uma certificação digital na minha clínica?

Para ter a sua certificação, entre em contato com a empresa do seu sistema de gestão e solicite a emissão. Em seguida, compareça fisicamente na Autoridade de Registro (AR) e após receber as instruções necessárias, efetue o download.

Lembrando que o CRM distribui gratuitamente a carteira de identificação do médico na forma de Smartcard e ele poderá utilizá-lo como identidade. Já nos sistemas de informação, é necessário procurar uma Autoridade de Registro (AR) capaz de inserir o certificado digital padrão ICP-Brasil no CRM Digital.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça as outras vantagens do prontuário eletrônico e da assinatura digital.

 


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Ieda Ferreira

Publicitária, redatora, apaixonada por romances e dias de sol. Descobriu na dança uma terapia e, ao ir ao cinema sozinha, a maravilha que é estar em sua própria companhia.

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