fbpx

O prontuário médico eletrônico é uma espécie de documentação digital. Nele, são armazenados os dados e informações de um paciente com o objetivo de tornar o atendimento mais eficaz e assertivo. Devido a sua extrema importância, neste artigo, vamos explicar:

  • por que organizar os prontuários médicos é importante;
  • como são organizadas as informações dos pacientes com um sistema de prontuário médico eletrônico;
  • como otimizar agora o arquivamento dos prontuários da sua clínica.

Por que organizar os prontuários médicos é importante?

Prontuários são documentos que reúnem informações médicas referentes a um paciente, como laudos de exames, atestados, prescrições e tratamentos pelos quais ele passou.

O objetivo é ter uma referência para os profissionais de saúde darem continuidade a um tratamento médico. Por isso, sua elaboração e organização é de extrema importância, uma vez que será utilizado para uma conduta terapêutica assertiva.

E não apenas isso, esses prontuários são de grande valia para instituições médicas por servirem como documentos de referência para questões administrativas, financeiras e jurídicas para clínicas.

A seguir, você vai saber as principais formas de organizar essa documentação e entender por que o prontuário médico eletrônico é a melhor opção para isso.

Como são organizadas as informações dos pacientes com um sistema de prontuário médico eletrônico?

Veja, a seguir, as principais formas de organizar essas informações clínicas e como a função da plataforma Conclínica torna tudo mais simples:

1. Padronização de arquivos

Para a otimização de fluxo e eficácia no dia a dia de qualquer clínica médica, seja qual for a especialidade, a padronização de toda a documentação, assim como seu arquivamento, é essencial.

Por isso, a orientação é manter o conteúdo padronizado desde sua criação até seu arquivamento. O preenchimento de informações essenciais também se faz necessário como:

  • dados do paciente;
  • anamneses;
  • exames;
  • hipóteses de diagnósticos;
  • diagnósticos definitivos;
  • tratamentos;
  • cirurgias;
    etc.

Ter tudo isso apontado com clareza nos arquivos é importante, e essa é uma das vantagens do prontuário médico eletrônico. Neste recurso disponibilizado no Conclínica, o profissional terá:

  • campos de preenchimento personalizável: além dos espaços obrigatórios de um prontuário, com o sistema da plataforma Conclínica é possível incluir áreas customizadas para cada paciente. Isso permite que o médico adicione informações da melhor maneira, com os destaques e detalhes mais importantes especificamente para sua clínica;
  • total legibilidade: se as informações descritas nos prontuários não estiverem claras, como pode ocorrer em documentos em papel, o arquivamento e uso dessas informações se torna difícil. Mas com o sistema de prontuário médico eletrônico do Conclínica, tudo é preenchido digitalmente e os dados ficam, além de padronizados, totalmente compreensíveis.

2. Integração de dados

A organização dos prontuários médicos deve estar alinhada também a outros sistemas. Como falamos, esse documento tem valia administrativa e até financeira para clínicas médicas, uma vez que armazena toda a trajetória médica do paciente.

Neste sentido, o recurso de prontuário médico eletrônico do Conclínica se faz altamente eficaz, integrando não só dados cadastrais do paciente (referente a cobranças, atendimentos, etc), mas também outros sistemas como:

  • agenda: imagine a situação onde um paciente está fazendo um acompanhamento médico e, além de retornos a consultas, precisa fazer diversos exames e tratamentos em um determinado período de tempo. Um prontuário médico eletrônico interligado a agenda desse paciente melhorará a qualidade do atendimento, uma vez que o agendamento de todos os procedimentos será melhor gerenciado e mais confortável para ele;
  • telemedicina: essa é outra forma que a integração facilita na organização dos arquivos médicos. No recurso do Conclínica, por exemplo, é permitido acessar laudos facilmente, tornando o atendimento a distância mais otimizado e diminuindo a possibilidade de trocas de exames, por exemplo.

3. Armazenamento seguro

A eficácia da organização desses arquivos médicos não pode ser considerada 100% se a segurança das informações ali dispostas for falha. Por essa razão, é importante que a clínica evite o tradicional armazenamento analógico, com pastas e papéis impressos guardados em armários, e passe a aderir a tecnologia.

Com o recurso de prontuário médico eletrônico do Conclínica, todos os prontuários podem ser armazenados em nuvem oferecendo:

  • possibilidade de backup;
  • segurança dos dados dos pacientes;
  • salvamento diário de novas informações inclusas;
  • fácil acesso.

Como otimizar agora o arquivamento dos prontuários da sua clínica

Agora que você já pôde entender que um sistema de prontuários médico eletrônico otimiza o fluxo de trabalho facilitando a organização e eficácia das atividades de todos os profissionais da sua clínica, não espere mais para adotar esse sistema.

A plataforma Conclínica oferece não apenas o recurso de laudos eletrônicos disponibilizados em nuvem para acesso exclusivo também dos pacientes, mas assim como funcionalidades para elaboração e administração de laudos e exames, controle financeiro, relatórios, estoque e mais.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

Categorias: Gestão

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *