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Reduzir o volume de faltas dos pacientes é o desejo de qualquer clínica médica. O não comparecimento deles nas consultas marcadas prejudica a rotina clínica e interfere na receita. Leia este artigo e saiba como o envio de SMS pode ajudar nesses casos.

 

No-Show” de pacientes.

 

O termo No- Show, traduzido como “não compareceu”, é uma expressão usada para especificar pacientes que marcaram consultas, mas não compareceram para o atendimento. Muitos podem ser os motivos pelos quais os pacientes deixam de ir em uma consulta, desde imprevistos pessoais, esquecimento e até mesmo insatisfação com o serviço. Mas seja qual for ele, sempre há perda para a clínica. No entanto, há maneiras de driblar esse obstáculo e diminuir as faltas dos pacientes com o envio de SMS.

 

Como usar o SMS para diminuir as faltas?

 

Há quem diga que o uso de SMS não é mais necessário. Se enganam aqueles que acham isso! O envio dessas mensagens é essencial para a clínica ou consultório médico que deseja estar perto do seu paciente, afinal, qualquer paciente possui celular e está com ele sempre à mão.

O envio dos antigos “torpedos” é uma prática que visa lembrar os pacientes das consultas marcadas e dar a eles a opção de confirmar ou não, mais uma vez, esse compromisso. A clínica ganha muito com essa ferramenta, já que a agenda não é comprometida, assim como a receita da instituição, pois fará os atendimentos esperados.

Antes, essa confirmação era feita pela secretária ou recepcionista, que tinha a tarefa de ligar para todos os pacientes agendados um dia antes da consulta e lembrá-los da mesma. Com o tempo viu-se que a atividade era cara pelos custos das ligações e que demandava muito tempo dos profissionais que a exerciam. Por isso, o SMS aparece como um facilitador, com custos menores e com o uso da tecnologia dos softwares de gestão.

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Além de ser usado como lembrete para as consultas, os SMS são ferramentas de Branding e aproximam a clínica do paciente. Um exemplo são as mensagens de texto de aniversário. Quem não ama receber uma mensagem personalizada em um dia especial, não é mesmo? Com eles, os pacientes se sentem especiais e acolhidos, contribuindo para uma visão positiva da instituição.

 

Outras soluções


Para reduzir as faltas, o SMS é o caminho mais rápido. Contudo, há outras possibilidades a longo prazo que podem ser avaliadas, como:

  •         Melhorar os serviços prestados;
  •         Verificar a capacitação dos funcionários;
  •         Observar a adequação do ambiente;
  •         Evitar salas de espera lotadas;
  •         Investir em tecnologia de gestão,
  •         Ampliar os canais de comunicação, tais como sites, redes sociais, blogs e e-mails.

 

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Qual a importância de investir em atendimento clínico?

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Ieda Ferreira

Publicitária, redatora, apaixonada por romances e dias de sol. Descobriu na dança uma terapia e, ao ir ao cinema sozinha, a maravilha que é estar em sua própria companhia.

1 comentário

Aline Richert · 14 de outubro de 2019 às 14:09

Acho o SMS fantástico, amo receber uma mensagem legal no dia do meu aniversário, na verdade todo cliente gosta e se vier com algum desconto é ainda mais bem vindo.

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