fbpx

Devido ao rápido crescimento da tecnologia, o uso de recursos eletrônicos nos processos administrativos tornou-se efetivo em todos os setores da economia. Dentre eles, o campo da saúde, que se desenvolve em termos tecnológicos, implantando cada vez mais ferramentas computacionais atualizadas e seguras. Nesse contexto, vamos falar sobre o Prontuário Eletrônico, um recurso dos softwares de gestão que precisa ser certificado para uso.

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é o resultado de todas as informações do paciente, ou seja, o histórico clínico. Ele tem como objetivo a organização, padronização e o armazenamento das informações no formato digital, configurando uma maneira mais prática e segura de preservação dos dados. No entanto, a manutenção da segurança só é possível a partir do Processo de Certificação.

A necessidade de Certificação Digital foi estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil, em 2002, na resolução 1639, que implementou requisitos mínimos e obrigatórios para esse tipo de sistema, já que as informações sobre os pacientes não estavam verdadeiramente seguras.

O certificado tem como propósito:
  • Aumentar a segurança dos dados armazenados em sistemas de PEP/RES (sistemas de informação que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação sobre saúde);
  • Criar regulamentos e normas legais para eliminação do papel (uso do Prontuário Eletrônico);
  • Ampliar a qualidade dos sistemas de dados em saúde;
  • Garantir a comunicação segura entre dois sistemas criptografando o acesso a diversos sites.

Para obtê-lo você pode contatar a empresa fornecedora do seu software de gestão. Será necessário também preencher um formulário de inscrição e procurar, juntamente de documentos comprovantes de identidade enquanto pessoa física ou jurídica, uma Autoridade de Registro (AR) que esteja necessariamente vinculada a uma Autoridade Certificadora (AC) capaz de emitir um certificado digital ICP-Brasil. A chave do certificado será mantida em um token ou smartcard, para segurança.

Os softwares de gestão devem adotar mecanismos de segurança que garantam a autenticidade, confidencialidade e integridade das informações de saúde dos pacientes. A Certificação Digital provê essa proteção.

Em termos de vantagens, a utilização do Prontuário Eletrônico devidamente certificado oferece:

  • Acesso facilitado, já que com o prontuário médico do paciente no sistema, com anamnese, prescrições, exames e laudos num só lugar, a equipe médica têm rápido acesso aos dados, conseguindo ser mais ágeis em emergências e proporcionar um atendimento personalizado;
  • Eliminação do papel: com o fim do papel há um sistema mais sustentável e eficaz, visto que os erros de prescrição poderão ser minimizados junto com a perda desses documentos;
  • Proteção de dados a partir da certificação;
  • Flexibilidade com o acesso de qualquer aparelho conectado a internet, como notebook, tablets ou celulares;
  • Além da diminuição dos custos e melhorias no atendimento clínico.

Agora que você já sabe da importância da Certificação, conheça mais sobre os benefícios da adesão de um Prontuário Eletrônico com o Conclínica. Nosso sistema de gestão online foi desenvolvido para auxiliar e melhorar diversos aspectos da sua clínica, principalmente os atendimentos, deixando seus pacientes ainda mais satisfeitos com consultas mais ágeis e humanizadas.


mm

Ieda Ferreira

Publicitária, redatora, apaixonada por romances e dias de sol. Descobriu na dança uma terapia e, ao ir ao cinema sozinha, a maravilha que é estar em sua própria companhia.

0 comentário

Deixe uma resposta

placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *