fbpx
Entenda o que é Prontuário Eletrônico e como ele otimiza seus atendimentos. Acesse o Conclínica e confira as vantagens dessa ferramenta. Experimente grátis.

 

Como funciona o Prontuário Eletrônico? Quais as vantagens dessa ferramenta digital? Qual impacto no atendimento clínico? Nesse artigo do Conclínica, você vai encontrar essas e outras respostas para ficar expert no assunto. Acompanhe!

O que é Prontuário Eletrônico do Paciente?

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um modelo de prontuário médico digital padronizado, implantando no Brasil em 2002, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão que definiu os requisitos mínimos e obrigatórios para esse tipo de sistema na resolução 1639, sendo um deles a necessidade de certificação digital.

Como funciona o PEP?

Por muito tempo foram utilizados os tipos clássicos de prontuários, aqueles escritos pelos médicos e guardados em pastas dentro de grandes gavetas. Mas com o avanço tecnológico e a necessidade de proteger de forma mais eficaz esses dados, eles foram substituídos pelos digitais.

Assim como o prontuário de papel, o Prontuário Eletrônico é uma ferramenta que registra, arquiva e exibe o histórico clínico dos pacientes, desde seu nascimento até sua morte. Mas diferente dos feitos à mão, ele apresenta essas informações de forma padronizada, no meio digital, com mais velocidade. Seu objetivo principal é organizar os dados médicos, tornar prático o seu uso nas rotinas clínicas e diminuir a utilização de papel na área da saúde.

O Prontuário guarda informações como a identificação do paciente, exames, anamneses, diagnósticos e tratamentos já feitos por ele, podendo ser utilizado para a prescrição de medicamentos, registrar consultas e ver exames laboratoriais.

Como obter?

Migrar para o meio eletrônico leva um pouco de tempo, dedicação e investimento, já que todos os dados deverão ser passados para a rede de computadores e você precisará de um software de gestão confiável para tal. No entanto, vale pensar em toda economia de tempo que essa funcionalidade irá te proporcionar, assim como a confiança para lidar com emergências.

Alguns softwares de gestão, como o Conclínica, além de oferecer o recurso de Prontuário Eletrônico personalizado, também dispõem recursos de Múltiplas Agendas e Segurança de dados, com backup diário.

Conheça as funcionalidades do Conclínica.

Quais as vantagens do Prontuário Eletrônico?

Os benefícios desse tipo de prontuário aparecem desde o atendimento clínico inicial com a rapidez até a forma de proteção dessas informações. Veremos alguns mais:

 

  • Agilidade na recuperação de dados;
  • Facilidade de acesso, já que pode ser obtido por dispositivos conectados à internet, desde que tenha uma senha e login de entrada;
  • Ampliação da comunicação entre a equipe médica;
  • Personalização dos atendimentos;
  • Mais clareza nas informações;
  • Simplicidade para anexar dados novos;
  • Fim da perda de documentos, já que estarão protegidos no banco de dados;
  • Economia considerável de papel,
  • Segurança das informações, pela certificação.

     

    O benefício maior é otimizar o atendimento dos pacientes, já que o prontuário eletrônico pode ser visualizado por médicos de especialidades diferentes e de qualquer lugar, com mais praticidade nas urgências.

    Então, você já usa o Prontuário Eletrônico? Se não, veja na prática essa função do sistema Conclínica e tenha uma clínica mais ágil e qualificada! 

     

     


    0 comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *