4003-9039 ou

Entre em contato com a nossa equipe comercial gratuitamente pelo telefone 4003-9039 ou

Cada vez mais profissionais da área de saúde estão vendo no sonho de montar uma clínica médica a oportunidade real de iniciar um negócio e se tornar um empresário do ramo. Contudo, muitos não sabem por onde começar ou acabam não obtendo sucesso por variados motivos.  Por essa razão, nesse artigo daremos algumas dicas de como começar a montar sua clínica sem cometer erros.

Ficou interessado? Continue lendo este post.

Por onde começar?                                                                                              

Em primeiro lugar, você deve estar atento às especificações de estabelecimentos médicos categorizados pela Agencia Nacional de Saúde (ANS), que foram divididos em 54 tipos. Aqui exemplificaremos as três mais utilizadas no mercado:

  • Consultório médico com até duas especialidades;
  • Consultório geral com mais de duas especialidades e com local para procedimentos médicos;
  • Clínica geral com execução de mínimos procedimentos médicos.

Após essa escolha, é importante que se pesquise sobre a documentação necessária para montar a sua clínica.

O passo inicial é estar regulamentado de acordo com a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), seguido de leituras que tratem da segurança do paciente, qualidade de atendimento, administração e outras finalidades que podem ser encontradas no site da ANVISA, assim como a Resolução 50, que fala sobre o projeto físico, planejamento e elaboração ideal de uma clínica.

Ainda será preciso preencher o cadastro na Vigilância Sanitária para obter a licença de funcionamento, regularizar-se no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, obter o alvará da prefeitura e o certificado da empresa de limpeza urbana do seu estado, que garante a coleta de resíduos descartados.

Sim, a lista de documentação é extensa, mas é só o começo! Veremos agora estratégias para o sucesso da clínica.

  • Conheça seu público-alvo: essa decisão implica na escolha de local, estrutura, decoração, compra de aparelhos e tudo mais na sua clinica. Saber quem será seu paciente garante um atendimento especializado e completo;
  • Escolha o local corretamente: como dito antes, o local será definido de acordo com o público. Se seu público for de maior poder aquisitivo, o local deverá condizer com a realidade desse paciente, assim como um de menor poder aquisitivo. De qualquer forma, deverá ser um local que garante a segurança e a hospitalidade dos pacientes;
  • Faça um planejamento financeiro: liste todos os gastos do seu negócio, desde obras iniciais a pagamentos de funcionários e instrumentos. Ter um bom planejamento auxilia na diminuição de erros e te mantém informado;
  • Aplique tecnologia: a melhor forma de fazer uma boa gestão financeira e administrativa da sua clinica é com o uso de um software de gestão. Ele facilita o gerenciamento do local e acelera os processos burocráticos melhorando todo o atendimento da clinica;
  • Invista em Marketing: a divulgação adequada da sua clínica fará toda a diferença na hora de conseguir pacientes. Contratar uma equipe de marketing ou um profissional freelancer, deve estar no planejamento financeiro.

Seguindo nossas dicas fica mais fácil evitar o erro e alcançar o sucesso mais rapidamente. Clique aqui e saiba mais sobre o Conclínica, um software de gestão que otimiza as rotinas da sua clinica médica.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *