4003-9039 ou

Entre em contato com a nossa equipe comercial pelo telefone 4003-9039 ou

Sentir-se seguro e confortável em um ambiente desconhecido inclui estar bem informado sobre ele, desde conhecer suas recomendações até saber identificar as dependências no interior desse espaço, por exemplo. Em uma clínica médica a ideia se mantém! É preciso que os gestores estejam bem atentos às sinalizações no interior do estabelecimento para evitar prejuízos futuros como a perda de pacientes e a dificuldade de atrair novos.

Quando um profissional decide abrir uma clínica médica muitas decisões precisam ser tomadas, no entanto, no meio dessa euforia e ansiedade, o quesito sinalização interna, por vezes, é esquecido! O Design de Sinalização é uma parte importante de um estabelecimento como esse, pois é ele quem fará a comunicação visual do paciente com o ambiente, organizará os espaços, delimitará as passagens dos usuários e criará uma imagem ampliada da empresa.

Várias são as opções e funções das placas de sinalização em clínicas ou consultórios médicos. Continue lendo esse artigo e saiba algumas delas.

Orientação

As placas de orientação, sinais de trajetos, são necessárias para que os pacientes e visitantes de uma clínica possam encontrar os locais de atendimento sem maiores dificuldades. Elas podem vir em forma de pequenas placas indicando certas direções ou em grandes quadros com os serviços prestados.

Identificação

Essas sinalizações servem para especificar o tipo de atendimento, nome do profissional ou especialidade. Ela auxilia na ampliação da informação dada ao paciente, de forma que ele comprove que achou o que estava procurando.

Em sua maioria, essa sinalização aparece da seguinte forma:

  • Na entrada das clínicas, com o logo e a especialização do médico;
  • Na porta das salas de atendimento exibindo a descrição do local, “Sala 1” ou “Clínico Geral”, por exemplo;
  • Nos locais de reconhecimento universal, como banheirose refeitórios. Nesse caso, é muito comum que se utilize imagens de entendimento imediato, com pictogramas.
Segurança

Proteger os pacientes e os funcionários de um consultório médico é a função dessa sinalização. Manter a segurança das pessoas que estão no interior do estabelecimento é responsabilidade dos gestores do local. Essas placas ou marcações aparecem em forma de avisos de perigo, elevadores, escadas de emergência e segurança no geral, com imagens já conhecidas e cores chamativas.

Elas estão também nos locais restritos de clínicas como salas de raios-x e equipamentos ou em áreas de possíveis acidentes, como portas de vidro e rampas.

Normatização

Existem ainda placas obrigatórias em certos estabelecimentos. Elas contem regulamentos, selos ou certificados importantes e são vistoriadas por órgãos fiscalizadores do estado, município ou da federação. A falta de placas como essas pode ocasionar em multas altas e outras graves penalizações.

Além disso, não se pode esquecer que toda sinalização precisa estar acessível a todos os tipos de público, inclusive aqueles que apresentam algum tipo de necessidade especial. Dessa forma, placas em braile, pisos táteis e sons podem ser usados.

Por fim, manter as sinalizações em seus devidos locais contribui com a comunicação geral da clínica e, consequentemente, atrai novos pacientes. Agora que você já conhece as sinalizações e sua importância, conheça também o Conclínica e melhore ainda mais os serviços da sua clínica com um sistema de gestão online de confiança.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *